Propostas finalistas do concurso Projetar.org para projeto de um abrigo de ônibus em concreto

O concurso 022 do Portal Projetar.org propôs aos acadêmicos o desafio de projetar um abrigo para parada de ônibus em concreto. Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Concrete Show South America, reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil na América do Sul, o 22º concurso Projetar.org também marca o 4º prêmio Soluções para Cidades e 1º concurso Concrete Show.

Neste concurso especial, o julgamento das propostas aconteceu presencialmente, no último dia 03/08 na sede da ABCP. O júri, composto pelos arquitetos Ruy Ohtake, Yuri Vital, Guilherme Takeda, Simone Gatti e o Caio Smolarek Dias indicou 6 finalistas, que terão suas pranchas expostas no estande da ABCP durante o 11º Concrete Show South America, que acontece nos dias 23, 24 e 25/08, no São Paulo Expo, em São Paulo, SP.

Durante a sessão de avaliação das propostas, algumas impressões foram destacadas pelos jurados. Caio Smolarek Dias apontou a flexibilidade como um ponto forte dos participantes: "é visível a preocupação das equipes para que as propostas pudessem ser instaladas em diferentes cenários urbanos, sejam eles pequenas cidades ou grandes centros". Guilherme Takeda elogiou o alto nível das propostas enviadas: "As equipes demonstram estar prontas para o mercado de trabalho". Simone Gatti destacou que os estudantes procuraram pensar o objeto não somente como elemento construído, mas também consideraram a sua inserção urbana e a sua funcionalidade, ou seja, buscaram efetivamente resolver as necessidades do programa. Yuri Vital também exaltou o compromisso das propostas com o contexto urbano, resolvendo tecnicamente a função de uma parada de ônibus e mantendo a tradição da arquitetura brasileira.

Os finalistas (em ordem numérica de inscrição) são:

Equipe 022038
Autores:
Raquel Moraes Faria e Diego Henrique Pires da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS de Porto Alegre/RS.

Equipe 022038. Image Cortesia de Projetar.org

Equipe 022160
Autores: Carine Mariê Merizio, Gustavo de Oliveira Minatti, Ariele Mahara Marchi Freitas, Rayssa Grignani e Daniela Veneri
Instituição: Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE de Brusque/SC.

Equipe 022160. Image Cortesia de Projetar.org

Equipe 022180 
Autores: Matheus Duarte Pardal e Igor Augusto Coimbra de Almeida
Instituição: Universidade Católica de Santos - UNISANTOS de Santos/SP.

Equipe 022180. Image Cortesia de Projetar.org

Equipe 022248 
Autores: Vinicius Muller do Valle e Ana Montrucchio Ilkiu
Instituição: Universidade Positivo - UP de Curitiba/PR.

Equipe 022248 . Image Cortesia de Projetar.org

Equipe 022379
Autor:
Leonardo Fernandes de Campos
Instituição: Universidade Positivo - UP de Curitiba/PR.

Equipe 022379. Image Cortesia de Projetar.org

Equipe 022392 
Autores: Karine Pazemeckas de Faria, Vinicius VulpiniZanluti, Gustavo de Almeida Beccari
Instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR de Curitiba/PR.

Equipe 022392. Image Cortesia de Projetar.org

Os resultados serão divulgados presencialmente durante o Seminário Soluções para Cidades, que acontece no dia 24/08, como parte da programação do Concrete Show, e simultaneamente pelo Portal Projetar.org. A programação completa do Seminário, que é gratuito para estudantes de arquitetura, está disponível neste link.

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Propostas finalistas do concurso Projetar.org para projeto de um abrigo de ônibus em concreto" 08 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877317/propostas-finalistas-do-concurso-projetarg-para-projeto-de-um-abrigo-de-onibus-em-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.