Sala de concertos flutuante de Louis Kahn corre o risco de ser demolida

Um dos projetos mais impressionantes e menos conhecidos de Louis Kahn, a sala de concertos flutuante conhecida como Point Counterpoint II, corre o risco de ser demolida, segundo o jornal Pittsburgh Post Gazette.

Construído entre 1964 e 1967 como parte das celebrações do Bicentenário Americano, a embarcação de 195 pés de comprimento já foi usada como a residência aquática da American Wind Symphony Orchestra (AWSO), permitindo que o grupo levasse seu palco a locais tão distantes como Paris e São Petersburgo, na Rússia. Além das com portas e escotilhas circulares, a estrutura conta com um palco de 22 metros de largura que pode ser aberto e fechado usando um sistema de suspensão hidráulica.

© Flickr de Dan Hatton. Licença CC BY-NC-ND 2.0

De propriedade do diretor-chefe e fundador da AWSO, Robert Austin Boudreau, o navio foi vendido após quase duas décadas depois de sua primeira turnê de despedida em 1997, mas seu programa único parece ter dissuadido os compradores. Se ninguém se interessar até o final da turnê da AWSO de 2017, a embarcação será enviada a um estaleiro onde será desmantelada.

Um dos defensores da preservação da embarcação é o famoso violoncelista Yo-Yo Ma, que escreveu uma carta na edição de 17 de agosto do New York Review of Books na esperança de obter apoio.

"Ele navega como um poderoso e vivo testemunho da criatividade americana e do papel elementar que a cultura desempenha na vida humana", diz a carta. "Numa época em que a nosso discurso nacional está muitas vezes focado na divisão, não podemos nos dar ao luxo de condenar à sucata um tão vibrante embaixador da nossa unidade nacional."

Saiba mais sobre o projeto de Kahn e sua possível demolição, aqui.

Via Pittsburgh Post-Gazette. H/T HyperAllergic, Architect's Newspaper

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Sala de concertos flutuante de Louis Kahn corre o risco de ser demolida" [Little-Known Floating Concert Hall Designed by Louis Kahn Faces Demolition] 28 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876470/sala-de-concertos-flutuante-de-louis-kahn-corre-o-risco-de-ser-demolida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.