CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais

CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais

Desenvolvida na Alemanha, "CityTree, a árvore da cidade" é uma estrutura móvel que incorpora musgos e mobiliário urbano para criar, possivelmente, uma solução para a poluição atmosférica dos centros urbanos. 

Retangular, sem tronco e plana, esta "árvore" consiste basicamente em um grande painel vertical: uma parede de musgos que, de acordo com seus criadores, tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de nitrogênio e partículas microscópicas do ar que 275 árvores naturais.

Cada CityTree pode absorver 250 gramas de partículas por dia e armazena 240 toneladas métricas de CO2 por ano, afirmam seus criadores, e sua instalação leva cerca de 6 horas e sua manutenção é bastante simples, já que a estrutura conta com sensores embutidos que controlam a temperatura do ar, a qualidade da água e a umidade do solo. Os sensores permitem ainda medir a qualidade do ar e avaliar a eficiência da estrutura.

Oito CityTrees em frente ao Frauenkirche em Dresden, Alemanha. Image © Green City Solutions
Oito CityTrees em frente ao Frauenkirche em Dresden, Alemanha. Image © Green City Solutions

Um dos revezes do projeto é seu custo. Plantar e manter uma árvore tradicional custa cerca de R$ 3 mil por década e uma CityTree custa cerca de R$ 90 mil, o que deixa aberta a questão: não seria mais eficaz aplicar estes investimentos para combater diretamente as origens da contaminação atmosférica nas cidades?

CityTree. Image © Green City Solutions
CityTree. Image © Green City Solutions

Estas estruturas já foram implementadas em 25 cidades do mundo, como Oslo, Hong Kong, Glasgow e Bruxelas, além de várias cidades da Alemanha. 

Referência: Green City Solutions.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais" 15 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875826/citytree-uma-arvore-artificial-que-filtra-tantos-poluentes-quanto-275-arvores-naturais> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.