Centro Galego de Arte Contemporânea, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra

Continuando com a série de posts com sessões de fotos de Fernando Guerra de uma obra icônica, hoje publicamos sobre o Centro Galego de Arte Contemporânea, obra do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

Localizado na cidade espanhola de Santiago de Compostela, o projeto do Centro Galego de Arte Contemporânea foi desenvolvido no ano de 1993. Sua horizontalidade pronunciada e o respeito às edificações do entorno e à estrutura urbana configuram-se nos gestos mais notáveis desse projeto. A volumetria sólida e austera conforma os limites do lote e das ruas, com subtrações que conformam os seus acessos. O programa abrange diversas salas de exposições permanentes e temporárias, auditório, biblioteca, cafeteria e salas administrativas.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A utilização do granito para os exteriores mesclar-se ao entorno, com o material "envelhecendo" junto com o edifício, assemelhando-se às edificações vizinhas, construídas no mesmo material. No interior, Siza concentrou-se em três materiais principais: o granito, o mármore e a madeira, com uma sobriedade que permite uma leitura clara das volumetrias. Os jogos de volumes das salas, os detalhes escultóricos do terraço e a presença da luz no interior conformam ambiências diversas ao deslocar-se pelas salas.

© Fernando Guerra | FG+SG

Segundo o arquiteto, a edificação configura-se como uma estrutura longitudinal orientada no sentido norte-sul, composta de dois volumes com três alturas e plantas em forma de L que se interpenetram no extremo sul, para dar lugar a um pátio intermediário triangular. A altura média dos volumes coincide com as edificações vizinhas, o convento e a igreja. Dessa forma, o volume cumpre uma função mediadora entre as diversas escalas das edificações circundantes.

© Fernando Guerra | FG+SG

Veja toda as fotos do ensaio na galeria abaixo:

Referência:
Centro Galego de Arte Contemporánea. Álvaro Siza. 1993. Disponível em <http://www.ardan.es/ctgcos/pdf/52.pdf>

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Centro Galego de Arte Contemporânea, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra" 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875625/centro-galego-de-arte-contemporanea-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.