O site de arquitetura mais visitado do mundo

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  2. Notícias
  3. Cientistas descobrem o segredo por trás da resistência do concreto romano

Cientistas descobrem o segredo por trás da resistência do concreto romano

Cientistas descobrem o segredo por trás da resistência do concreto romano , Drilling at a ancient Roman marine structure in Portus Cosanus, Tuscany, 2003. Drilling is by permission of the Soprintendenza Archeologia per la Toscana.. Image © J. P. Oleson

Mais de dois mil anos atrás, o Império Romano inventou um tipo único de concreto que permitiu a construção de estruturas enormes e duráveis - mesmo debaixo d'água. Por incrível que pareça, as propriedades químicas exatas desta mistura de concreto não haviam sido identificadas por cientistas até o dia de hoje - mas agora, pesquisadores da Universidade de Utah acreditam que podem finalmente ter encontrado as informações que faltavam.

De acordo com as descobertas na revista American Mineralogist, o segredo reside nas propriedades químicas de dois dos componentes da mistura: cal e cinzas vulcânicas, que continham um mineral raro conhecido como tobermorite de alumínio. Quando exposta à água do mar, a substância se cristalizava na cal enquanto curava. Em vez de ser corroída pela água, sua presença dava mais resistência ao material.

Usando um microscópio eletrônico, microdiferação de raios X e espectroscopia Raman, os pesquisadores conseguiram mapear a distribuição de elementos nas obras arquitetônicas romanas remanescentes. O que eles encontraram foram quantidades significativas de sedimentos de tobermorite na composição do concreto e um mineral poroso e semelhante chamado phillipsite. Através da contínua exposição à água do mar, os cientistas supõem que o composto conseguiu continuar se cristalizando ao longo do tempo, reforçando o concreto e evitando a formação de rachaduras.

"Ao contrário dos princípios do concreto moderno à base de cimento", disse a autora principal, Marie Jackson, "os romanos criaram um concreto parecido com uma rocha que melhora ao passo que permanece em troca química aberta com água do mar. É algo muito raro no mundo".

This microscopic image shows the lumpy calcium-aluminum-silicate-hydrate (C-A-S-H) binder material that forms when volcanic ash, lime and seawater mix. Platy crystals of Al-tobermorite have grown amongst the C-A-S-H in the cementing matrix.. Image Cortesia de Marie Jackson

Os cientistas esperam que as descobertas possam ser usadas para melhorar as técnicas modernas do concreto - resultando em um material duradouro e mais sustentável para o meio ambiente.

"Acredito que a pesquisa abre uma perspectiva completamente nova sobre como o concreto pode ser feito - que o que consideramos processos de corrosão pode realmente produzir cimento mineral extremamente benéfico e levar a uma resiliência contínua, de fato, melhorou talvez a resiliência ao longo do tempo", afirmou Jackson.

Um projeto atual que seria ideal para a experimentação com concreto romano é o dique para a lagoa de Swansea no País de Gales.

"Há muitas aplicações, mas é necessário trabalhar mais para criar essas misturas. Começamos, mas há muitos ajustes que precisam ser feitos", disse Jackson. "O desafio é desenvolver métodos que usem produtos vulcânicos comuns - e isso é exatamente o que estamos fazendo agora".

Saiba mais sobre a pesquisa, aqui.

Via the GuardianBBC.