Em foco: Pier Luigi Nervi

Conhecido tanto como arquiteto quanto como engenheiro, Pier Luigi Nervi (21 de junho de 1891 - 9 de janeiro de 1979) explorou as limitações do concreto armado criando uma variedade de projetos estruturais inventivos; no processo, ele ajudou a mostrar que o material tinha um lugar nos movimentos de arquitetura das décadas seguintes. Nervi começou sua carreira em um momento de revolução tecnológica, e por meio de sua ambição e capacidade de reconhecer a oportunidade em meio ao desafio, teve impacto em várias disciplinas e culturas.

Apesar de seus projetos ousados, a abordagem projetual de Nervi era bastante prática. De acordo com o Pier Luigi Nervi Project, "Nervi baseou o seu trabalho em experiências de concepção e construção e numa intuição inteligente, com uma atenção permanente e intensa às relações entre estrutura e forma". [1] O arquiteto desenvolveu um método de construção de modelos em escala para testar alguns de seus sistemas estruturais mais radicais e até recebeu comissões (como o Stadio Artemio Franchi) por sua capacidade de reduzir os custos. [2]

Palazzetto dello sport. Image © Flickr user lulek licensed under CC BY-NC 2.0

O concreto armado se tornou o material dominante em muitos dos edifícios de Nervi - no início de sua carreira, ele e outros arquitetos e engenheiros estavam descobrindo gradualmente o seu potencial. No entanto, o que separou o trabalho de Nervi foi sua determinação em usar o material não só para criar edifícios estruturalmente sólidos, mas para expressar sua beleza e usar métodos de implementação engenhosos para construir elementos com grandes extensões e altura.

UNESCO Headquarters. Image © Flickr user french-disko licensed under CC BY-NC 2.0

Nervi produziu alguns de seus projetos mais reconhecidos no final de sua carreira. A Catedral de Santa Maria da Assunção (1971), projetada juntamente com Pietro Belluschi, e o Salão de Audiência Paul VI na Cidade do Vaticano (1971), mostram o talento de Nervi para produzir edifícios monumentais através de sistemas estruturais imaginativos. 

Torino Esposizioni. Image © Flickr user alobooom licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Veja as obras de Pier Luigi Nervi publicadas no ArchDaily nas imagens a seguir:

Em foco: Pier Luigi Nervi - Mais Imagens+ 8

Referências:

  1. Pier Luigi Nervi Project. “Who Is Pier Luigi Nervi.” Accessed June 18, 2015.
  2. Pier Luigi Nervi Project. “Pier Luigi Nervi – A Biographical Profile.” Accessed June 18, 2015.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Kunkel, Patrick. "Em foco: Pier Luigi Nervi" 21 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874200/em-foco-pier-luigi-nervi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.