Dominique Perrault propõe "Ilha Monumento" para a Île de la Cité em Paris

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

Uma das duas ilhas do Sena parisiense, a Île de la Cité é amplamente conhecida pelos turistas como pouco mais do que a localização de destinos tão populares como a Catedral de Notre Dame e a Sainte Chapelle -um destino que desmente a história da ilha de 2000 anos como o centro de Paris. No entanto, agora há planos em curso para restaurar toda a ilha à sua importância anterior: sob Philippe Bélaval, o Centro Francês de Monumentos Nacionais selecionou Dominique Perrault Architecture para propor um projeto urbano de 25 anos, intitulado Mission Île de la Cité, para trazer de volta a relevância da ilha como algo mais do que uma coleção dissonante de destinos turísticos.

Dominique Perrault propõe Ilha Monumento para a Île de la Cité em Paris - Mais Imagens+ 13

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

Do período romano até a década de 1850, a Île de la Cité era uma área residencial e comercial ativa e em evolução, com sua gradual e orgânica urbanização alimentada pelo comércio fluvial e pelo militarismo. Mas no século 19, quando o projeto maciço de planejamento urbano do Barão de Haussmann em Paris demoliu ruas pequenas e sinuosas e construiu grandes blocos e avenidas em seu lugar, a ilha não foi isenta da revisão.

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

Hoje, algumas das comunidades residenciais e comerciais originais permanecem. As artérias que movem o tráfego turístico entre os pontos de referência estão superlotadas, enquanto o resto da ilha, vazio e indesejável para os habitantes locais, experimenta inanimidade e declínio populacional. As praças públicas inacessíveis de Haussmann permanecem inutilizados e escondidos por grandes edifícios administrativos, e a falta de caminhos de pedestres mantém os moradores locais sempre cruzando a ponte para a Ilha da Cité. O legado do urbanismo do século 19 é a principal razão por trás da lenta degeneração da ilha como um bairro residencial, mas ainda mantém parte de sua história construída e becos sinuosos em algumas áreas intocadas.

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

A Mission Île de la Cité ocorre quando as principais organizações administrativas, como o Tribunal de Justiça, a sede da polícia e o Hôtel-Dieu, estão planejando deslocalizações para longe da ilha, o que significa que as grandes pegadas serão deixadas para ser repassadas. Dominique Perrault Architecture foi selecionado por sua experiência em patrimônio semelhante e trabalho de regeneração, incluindo projetos como o Pavilhão Dufour Château de Versalhes e a renovação das Torres Pont de Sèvres.

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

O objetivo final para 2040 é, nas palavras dos arquitetos, transformar a área, "evoluindo a ilha dos monumentos" para uma "ilha monumento". O projeto visa representar as muitas camadas de história, usos e grupos de interesse da ilha. A proposta é composta por 35 intervenções de diferentes escalas e programas destinados a regenerar o interesse dos habitantes locais à ilha, recuperar e reapropriar a metragem quadrada não utilizada e espaços públicos, honrando a arquitetura histórica e o urbanismo da área.

© Dominique Perrault Architecture / ADAGP

Para chamar a atenção do público para a proposta, o plano para a Mission Île de la Cité está atualmente em exposição no Museu Conciergerie até 17 de abril, juntamente com um livro, um aplicativo e um guia virtual para a ilha e as intervenções propostas.

© Didier Plowy - CMN © Dominique Perrault Architecture DPA-ADAGP

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Dominique Perrault propõe "Ilha Monumento" para a Île de la Cité em Paris" [Dominique Perrault Proposes "Island Monument" Plan For the Île de la Cité in Paris] 16 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873790/dominique-perrault-propoe-ilha-monumento-para-a-ile-de-la-cite-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.