Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte

Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte - Mais Imagens+ 26

  • Direção Artística, Desenho Candelábros E Mobiliário: Gaëlle Lauriot-Prévost Design
  • Engenharia Civil: Khephren Ingénierie S.A.
  • Instlações Elétricas, Mecânicas E Hidráulicas: INEX SAS Ingénierie
  • Acústica E Luminotécnico: Jean-Paul Lamoureux
  • Segurança: AADT / Folacci
  • Ergonomia: Thomas Vallette FCBA
  • Economista: RPO
  • Cidade: Versailles
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Andre Morin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do Pavilhão Dufour e da Ala Antiga criam dois novos espaços públicos no Castelo de Versailles. Os antigos escritórios administrativos agora cederam lugar para uma nova área de recepção entre o Pátio Real e o Pátio dos Príncipes, além de uma grande escadaria que leva aos jardins. Visitantes do Palácio são convidados a seguir um ciclo, assim como a maioria dos grandes museus ao redor do mundo.

© Andre Morin

A sensação de estar em um lugar muito estreito já não existe: ao cavar uma trincheira sob os edifícios e o Pátio dos Príncipes, a reforma abre novos espaços no térreo e cria volumes maiores no nível dos jardins. 

Corte

A nova área de recepção, dedicada a aumentar a experiência dos visitantes, começa da Galeria dos Lustres no térreo da Ala Antiga. Este espaço de pé direito amplo, que se abre para o Pátio Real e o dos Príncipes é o primeiro ambiente que os visitantes vêem ao entrar no Palácio. O Versailles que descobrem - envoltos em metal, elegante e moderno - ecoam a pedra e o trabalho em madeira dos edifícios históricos.

© Christian Milet

A galeria permite acesso imediato ao Pátio Real, onde a visita começa. Antes de sair, visitantes seguem um percurso mais baixo no nível do jardim, abaixo do Pátio dos Príncipes, que os leva a uma série de novos ambientes, incluindo uma livraria, banheiros, guarda-volumes, etc...

© Christian Milet

A atração principal deste pavimento é a luz natural trazida para o novo espaço através de um corredor dourado repleto de vidros, que atua como um grande prisma. Estes painéis de vidro relevam as fachadas da Ala Antiga e a grande escadaria de mármore que conecta o interior ao exterior, e o castelo a seus jardins.

Corte

O percurso termina com a área de recepção e a escadaria de mármore ao longo do prisma dourado. Os dois novos espaços estão conectados como o feixe de um colar.

© Patrick Tourneboeuf

O Pavilhão Dufour e a Ala Antiga são revitalizados em seus níveis superiores assim como são em suas fundações. No segundo pavimento, um novo restaurante e sala de chá dão as boas vindas aos visitantes em tons dourados e painéis de madeira. O terceiro pavimento agora abriga um novo auditório, coberto de ripas de madeira, como um barco de cabeça para baixo e envolto por salas das diferentes estações em cada lado.

© Model

Esta reforma evidencia as qualidades intrínsecas da arquitetura clássica: sob a estética da quietude e simetria, tudo permanece o mesmo e ainda tudo muda. Patrimônio histórico é totalmente preservado, permitindo ao mesmo tempo novos usos contemporâneos que continuam a ser inventados. O Pavilhão Dufour e Antiga Ala do Palácio fazem parte de um todo, e ainda assim também existem como áreas independentes. Ao trabalhar "sob a pele" dos edifícios, reforma oferece uma solução funcional, sustentável e eficiente, preservando o layout maior do Palácio e o contorno de suas alas.

© Andre Morin

Ao longo de cada era de sua longa história, o Castelo de Versailles tem atuado como uma vitrine de talentos modernos. Com o Pavilhão Dufour, a Antiga Ala e a Escadaria Perrault, o Castelo permanece fiel ao seu patrimônio.

Cortesia de Dominique ADAGP

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palace of Versailles, Place d'Armes, 78000 Versailles, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte" [Refurbishment of the Pavilion Dufour Château De Versailles / Dominique Perrault Architecte] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791093/refurbishment-of-the-pavilion-dufour-chateau-de-versailles-dominique-perrault-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.