O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. França
  5. Dominique Perrault Architecte
  6. Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte

Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte
Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte, © Andre Morin
© Andre Morin

© Andre Morin © Andre Morin © Andre Morin Courtesy of Dominique ADAGP + 31

  • Direção Artística, Desenho Candelábros e Mobiliário

    Gaëlle Lauriot-Prévost Design
  • Engenharia Civil

    Khephren Ingénierie S.A.
  • Instlações Elétricas, Mecânicas e Hidráulicas

    INEX SAS Ingénierie
  • Acústica e Luminotécnico

    Jean-Paul Lamoureux
  • Segurança

    AADT / Folacci
  • Ergonomia

    Thomas Vallette FCBA
  • Economista

    RPO
  • Mais informações Menos informações
© Andre Morin
© Andre Morin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do Pavilhão Dufour e da Ala Antiga criam dois novos espaços públicos no Castelo de Versailles. Os antigos escritórios administrativos agora cederam lugar para uma nova área de recepção entre o Pátio Real e o Pátio dos Príncipes, além de uma grande escadaria que leva aos jardins. Visitantes do Palácio são convidados a seguir um ciclo, assim como a maioria dos grandes museus ao redor do mundo.

© Andre Morin
© Andre Morin

A sensação de estar em um lugar muito estreito já não existe: ao cavar uma trincheira sob os edifícios e o Pátio dos Príncipes, a reforma abre novos espaços no térreo e cria volumes maiores no nível dos jardins. 

Section
Section

A nova área de recepção, dedicada a aumentar a experiência dos visitantes, começa da Galeria dos Lustres no térreo da Ala Antiga. Este espaço de pé direito amplo, que se abre para o Pátio Real e o dos Príncipes é o primeiro ambiente que os visitantes vêem ao entrar no Palácio. O Versailles que descobrem - envoltos em metal, elegante e moderno - ecoam a pedra e o trabalho em madeira dos edifícios históricos.

© Christian Milet
© Christian Milet

A galeria permite acesso imediato ao Pátio Real, onde a visita começa. Antes de sair, visitantes seguem um percurso mais baixo no nível do jardim, abaixo do Pátio dos Príncipes, que os leva a uma série de novos ambientes, incluindo uma livraria, banheiros, guarda-volumes, etc...

© Christian Milet
© Christian Milet

A atração principal deste pavimento é a luz natural trazida para o novo espaço através de um corredor dourado repleto de vidros, que atua como um grande prisma. Estes painéis de vidro relevam as fachadas da Ala Antiga e a grande escadaria de mármore que conecta o interior ao exterior, e o castelo a seus jardins.

Section
Section

O percurso termina com a área de recepção e a escadaria de mármore ao longo do prisma dourado. Os dois novos espaços estão conectados como o feixe de um colar.

© Patrick Tourneboeuf
© Patrick Tourneboeuf

O Pavilhão Dufour e a Ala Antiga são revitalizados em seus níveis superiores assim como são em suas fundações. No segundo pavimento, um novo restaurante e sala de chá dão as boas vindas aos visitantes em tons dourados e painéis de madeira. O terceiro pavimento agora abriga um novo auditório, coberto de ripas de madeira, como um barco de cabeça para baixo e envolto por salas das diferentes estações em cada lado.

© Model
© Model

Esta reforma evidencia as qualidades intrínsecas da arquitetura clássica: sob a estética da quietude e simetria, tudo permanece o mesmo e ainda tudo muda. Patrimônio histórico é totalmente preservado, permitindo ao mesmo tempo novos usos contemporâneos que continuam a ser inventados. O Pavilhão Dufour e Antiga Ala do Palácio fazem parte de um todo, e ainda assim também existem como áreas independentes. Ao trabalhar "sob a pele" dos edifícios, reforma oferece uma solução funcional, sustentável e eficiente, preservando o layout maior do Palácio e o contorno de suas alas.

© Andre Morin
© Andre Morin

Ao longo de cada era de sua longa história, o Castelo de Versailles tem atuado como uma vitrine de talentos modernos. Com o Pavilhão Dufour, a Antiga Ala e a Escadaria Perrault, o Castelo permanece fiel ao seu patrimônio.

Courtesy of Dominique ADAGP
Courtesy of Dominique ADAGP

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Pavilhão Dufour Château de Versailles / Dominique Perrault Architecte" [Refurbishment of the Pavilion Dufour Château De Versailles / Dominique Perrault Architecte] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791093/refurbishment-of-the-pavilion-dufour-chateau-de-versailles-dominique-perrault-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.