Casa: a razão de ser de uma cidade / Héctor Vigliecca

Projetar habitação é uma problemática aparentemente simples, mas é a mais difícil da arquitetura. A habitação é o tema mais antigo da formação do homem. É possível escrever a história da civilização, desde os primórdios do homem primitivo até hoje, analisando apenas a evolução dos modos de viver.

Saber quais são os ritos da estrutura familiar que conforma a estrutura física de uma residência coletiva é um problema a ser pensado e repensado permanentemente. Estamos sempre em evolução e, quando se trata da casa mínima, é ainda mais difícil encontrar esse modelo, pois temos que entender e só trabalhar com o essencial. Fatores como a estrutura social são determinantes. Por exemplo: nos países nórdicos, o acesso à casa se dá pela área íntima e não pela área social. Isso representa um controle familiar diferente na residência latina, na qual a área social está sempre no controle sobre a área íntima.

Le Corbusier afirma em seu livro “Por uma Arquitetura” que a arquitetura de residência é o produto imediato do instinto humano, no entanto, há muita dificuldade dos arquitetos nesse tema – e me refiro especialmente aos autores de conjuntos urbanos espalhados pelo Brasil, que mais se assemelham a depósitos de peças sobressalentes obsoletas. Esses arquitetos negam voluntariosamente, não compreendem ou simplesmente se esquecem da reflexão essencial de que a casa deve ser o habitat urbano por excelência, o cerne e a razão de ser de uma cidade.

Héctor Vigliecca colabora mensalmente com artigos para o ArchDaily Brasil. Veja os artigos que já foram publicados:

Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca

Costumo dizer aos arquitetos com os quais trabalho que pratiquem esse "mantra" todos os dias, pois sintetizam para mim os critérios básicos para o raciocínio do desenho urbano: Reestruturação da malha urbana: redefina, evidencie e hierarquize uma rede viária que integre o assentamento e a cidade formal existente fazendo com que a favela deixe de ser uma barreira urbana e um espaço de exclusão.

A ilusão da ordem / Héctor Vigliecca

Ordem e desejo de eternidade são as matérias-primas de nossos pensamentos, seria impossível pensar fora deste universo. Toda a história da urbanidade é o teatro de um drama difícil de descrever. É difícil de compreender as causas dos múltiplos e diferentes condicionantes que determinam os resultados que às vezes admiramos e às vezes detestamos.

Sobre este autor
Cita: Héctor Vigliecca. "Casa: a razão de ser de uma cidade / Héctor Vigliecca" 13 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873521/casa-a-razao-de-ser-de-uma-cidade-hector-vigliecca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.