O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca

Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca

Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca
Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca, Croqui do conjunto habitacional Heliópolis Gleba A, em São Paulo. Image Cortesia de Vigliecca & Associados
Croqui do conjunto habitacional Heliópolis Gleba A, em São Paulo. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Costumo dizer aos arquitetos com os quais trabalho que pratiquem esse “mantra” todos os dias, pois sintetizam para mim os critérios básicos para o raciocínio do desenho urbano:

Reestruturação da malha urbana: redefina, evidencie e hierarquize uma rede viária que integre o assentamento e a cidade formal existente fazendo com que a favela deixe de ser uma barreira urbana e um espaço de exclusão.

Remoções por necessidade urbana: as remoções não se baseiam apenas nas remoções em áreas de risco, mas também são propostas quando necessárias para a determinação de uma condição urbana representativa.

Legibilidade como condição de cidadania: o desenho da malha urbana (como espaço público de integração), apropriação e entendimento da geografia e o continuum das conectividades geram o sentido de identidade do lugar e o seu consequente reconhecimento como lugar de moradia.

Integração do corpo hidrográfico à estrutura urbana: redescubra o corpo hidrográfico. A leitura da hidrografia é o principal determinante no desenho da microdrenagem e, simultaneamente, fornece a estrutura dos espaços públicos de mobilidade.

Coligação das novas edificações: novos edifícios serão solidários com o entorno, constituindo assim agrupamentos (ao contrário de isolamentos), que sempre contribuam a definir a interface de qualidade entre os espaços públicos e privados.

Héctor Vigliecca colabora mensalmente com artigos para o ArchDaily Brasil. Veja o artigo publicado no mês passado:

A ilusão da ordem / Héctor Vigliecca

Ordem e desejo de eternidade são as matérias-primas de nossos pensamentos, seria impossível pensar fora deste universo. Toda a história da urbanidade é o teatro de um drama difícil de descrever. É difícil de compreender as causas dos múltiplos e diferentes condicionantes que determinam os resultados que às vezes admiramos e às vezes detestamos.

Cita: Héctor Vigliecca. "Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca" 09 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870625/cinco-mantras-do-desenho-urbano-por-hector-vigliecca> ISSN 0719-8906