UNStudio projeta pavilhão de teflon para vida extraterrestre

Projetado por UNStudio em colaboração com o MDT-tex, o Protótipo II é uma estrutura de membrana modular que foi lançada recentemente na exposição do Techtexil, Living in Space. Proporcionando um espaço na exposição para os visitantes experimentarem uma experiência de Realidade Virtual em Marte, criada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). UNStudio e MDT-tex já se juntaram em exposições temporárias anteriormente; O pavilhão biomimético Eye_Beacon com retroiluminação em LED estreou no Amsterdam Light Festival no final do ano passado.

UNStudio projeta pavilhão de teflon para vida extraterrestre - Mais Imagens+ 9

© Olaf Becker

Considerando que Eye_Beacon apresentou uma fachada de módulos têxteis tensionados, o Protótipo II é envolto em uma membrana de PTFE (Politetrafluoroetileno, mais comumente conhecida como Teflon) projetada para resistir com condições climáticas extremas. Os dois projetos servem como prova conceitual para um próximo sistema de envoltória de construção de membrana multifuncional co-desenvolvida por UNStudio e MDT-tex, chamada Cirrus.

© Olaf Becker
Cortesia de MDT-tex

Embora o PTFE da MDT-tex faria, sem dúvidas, uma fachada impressionante, o material também possui propriedades extraordinárias que proporcionam uma estrutura legitimamente plausível para uso na Lua ou em Marte. Ao contrário dos têxteis típicos de teflon ou tecidos de poliéster revestidos com PVC, o PTFE da MDT-tex é formado a partir de fibras torcidas de filamentos múltiplos, dando ao material força e flexibilidade excepcionais. Apesar de abranger um volume de 80 metros cúbicos, o Protótipo II é extremamente leve e fácil de transportar.

© Olaf Becker
Detalhe Estrutural. Cortesia de MDT-tex

O próprio PTFE oferece excelente proteção extraterrestre aos seus ocupantes. O material é impermeável a amplitudes térmicas drásticos (mantém sua integridade entre -200 e 327 graus Celsius), é completamente não inflamável e possui baixa condutividade elétrica e térmica. O PTFE translúcido é capaz de permitir 40% da luz visual enquanto filtra a radiação UV prejudicial.

© Olaf Becker
Fachada. Cortesia de MDT-tex

Projeto: UNStudio (Ben van Berkel with Rob Henderson, William de Boer, Piotr Kluszczynski, Ke Quan)
Produção: MDT-tex (Markus Müller-Feist, Dr. Shankar Jha, Samer Alqutifani e Gennadi Rosin)
Localização: Frankfurt, Alemanha
Área do Pavilhão: 51 m²
Volume do Pavilhão: 80 m³
Área do Terreno: 25 m²

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Musca, Thomas. "UNStudio projeta pavilhão de teflon para vida extraterrestre" [UNStudio Designs Teflon Pavilion to Test Concepts for Extraterrestrial Living] 02 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872699/unstudio-projeta-pavilhao-de-teflon-para-vida-extraterrestre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.