O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O que Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar, tem a ver com o futuro da arquitetura?

O que Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar, tem a ver com o futuro da arquitetura?

O que Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar, tem a ver com o futuro da arquitetura?
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.
O que Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar, tem a ver com o futuro da arquitetura?, via New York Times
via New York Times

Desde seu princípio, o cinema esteve intimamente ligado à arquitetura, se apoiando nela para construir cenas que gerem emoções e transportem o público a outros mundos. Mas a realidade virtual rompeu com todos os esquemas pré-estabelecidos, sendo um meio que pode aspirar a produção de algo além das emoções: a empatia.

"Um filme busca enquadrar a duração de cada cena, a justaposição das imagens editadas", explicou o premiado cineasta Alejandro González Iñárritu, "mas um filme sem enquadramento é como um carro sem rodas. Deixa de ser um carro. É um avanço".

A estreia mundial de "CARNE y ARENA", instalação de realidade virtual criada por Iñárritu, aconteceu durante a 70ª edição do Festival de Cannes e foi o primeiro projeto de seu tipo a ser incluído na seleção oficial do festival. O projeto experimental é baseado nas histórias reais de quem tenta cruzar a fronteira México/Estados Unidos, colocando os usuários no meio de uma cena de confrontação entre imigrantes e agente fronteiriços.

Iñárritu en el Festival de Cannes 2017. Image Cortesía de Fondazione Prada
Iñárritu en el Festival de Cannes 2017. Image Cortesía de Fondazione Prada

Tanto a crise dos refugiados que enfrentamos como a última eleição presidencial dos Estados Unidos deixam clara a urgência política em alcançar a empatia com os grupos sociais mais vulneráveis do mundo. No entanto, que outros aspectos das nossas vidas cotidianas podem ser transformados com a realidade virtual?

A representação na prática arquitetônica se transformou com o decorrer do tempo, passando da prancheta à representação 2D e 3D realizada em computadores. Mesmo que os renders em imagens e vídeos permitam mostrar os aspectos básicos de um desenho, ainda não é possível imergir e comunicar a experiência envolvente de habitar um espaço.

O projeto de Iñárritu talvez seja o melhor exemplo realizado até agora sobre o uso da tecnologia para transportar completamente os usuários a um lugar virtual. Como arquitetos, é o momento de prestar atenção e explorar as maneiras nas quais a realidade virtual e vídeos 360º podem influenciar a nossa disciplina, proporcionando novas maneiras de comunicar os projetos.

Sobre este autor
Karina Zatarain
Autor
Cita: Zatarain, Karina. "O que Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar, tem a ver com o futuro da arquitetura?" [Cómo el nuevo proyecto de realidad virtual de Alejandro González Iñárritu puede cambiar la arquitectura] 01 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872683/o-que-alejandro-inarritu-vencedor-do-oscar-tem-a-ver-com-o-futuro-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.