Lemay projeta transformação costeira em Casablanca, Marrocos

O escritório Lemay, de Quebec, venceu a concorrência para redesenhar a orla de Casablanca, Marrocos, que incluirá o novo passeio marítimo da Mesquita Hassan II e Ain Diab.

Com modernidade, sustentabilidade e inovação em mente, o desenho urbano e paisagístico irá promover a mobilidade ao longo da corniche (uma estrada costeira, no penhasco) e visa reforçar a atração da costa.

Lançado em dezembro, o projeto contará com um parque urbano ao longo do aterro El Hank, que incluirá áreas de descanso, passarelas, esportes ao ar livre, entre outros. Como uma extensão da Mesquita Hassan II, o passeio é esperado para se tornar um novo marco marroquino.

Lemay projeta transformação costeira em Casablanca, Marrocos - Mais Imagens+ 8

Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay

Uma série de paisagens inspiradas nos Jardins Islâmicos definirá o projeto. "Uma primeira camada sombreada define a entrada para a promenade, enquanto um parque verde traça uma linha entre Corniche Blvd. e a costa. O próximo nível de jardins incentiva a recreação e o lazer, enquanto os seguintes níveis são dedicados ao caminhar e à praia. As camadas minerais e vegetais vagam, serpenteiam, sobem e se sobrepõem para criar paisagens elegantes e integradas. Nas interseções da rua, as praças públicas funcionam como portões para o mar e conectam serviços como restaurantes, lojas, fontes, instalações sanitárias e estacionamento subterrâneo. Uma visão desobstruída do mar sempre domina, graças a uma integração das instalações e da paisagem", explicaram os arquitetos.

Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay

Estratégias de desenvolvimento sustentável foram incorporadas ao desenho do projeto, como um bonde elétrico, a primeira ciclovia da costa de Casablanca, um sistema de tratamento de águas cinzas, reciclagem, o uso de materiais locais e a revitalização de áreas naturais.

Os programas serão baseados em três funções principais: um espaço festivo de eventos, um resort à beira-mar e a preservação da natureza.

Cortesia de v2com. © Lemay

A primeira fase do passeio marítimo da Mesquita Hassan II está "prevista para o final de 2017."

Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay

Notícia via: v2com.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Lemay projeta transformação costeira em Casablanca, Marrocos" [Lemay Wins Casablanca Coast Redesign Bid] 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872245/lemay-projeta-transformacao-costeira-em-casablanca-marrocos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.