O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega

Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega

Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega
Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega, Vistorias do leito em Kjødepollen mostram que há mais sedimento do que o esperado. Isso significa que o portal deve ser construído em uma área maior do que o planejado anteriormente. Por razões práticas e de segurança, a entrada é proposta construída como terraços. As superfícies de terraço podem ser estabelecidas por princípios conhecidos para retirada de cargas, com uma combinação de métodos construtivos, tais como corte de arame e jateamento. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta
Vistorias do leito em Kjødepollen mostram que há mais sedimento do que o esperado. Isso significa que o portal deve ser construído em uma área maior do que o planejado anteriormente. Por razões práticas e de segurança, a entrada é proposta construída como terraços. As superfícies de terraço podem ser estabelecidas por princípios conhecidos para retirada de cargas, com uma combinação de métodos construtivos, tais como corte de arame e jateamento. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta

A Administração Costeira Norueguesa revelou imagens do primeiro túnel de navio no mundo, que ligaria dois fiordes de ambos os lados da Península de Stad na Noruega, permitindo que os navios contornassem as águas "mais expostas e perigosas" na costa norueguesa. Com o projeto agora na fase de viabilidade, o estúdio de arquitetura Snøhetta produziu uma série de imagens conceituais para ajudar o projeto a ganhar força no governo norueguês.

Acima da entrada do túnel no lado de Moldefjorden, é proposto estabelecer uma ponte nova do overhead. A ponte atravessa o portal também estará disponível para o público. Da calçada o público pode assistir os navios entrando e saindo do túnel do navio .. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta Moldefjorden: Ponte, com acesso para o público. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta Dado o escopo, uma facilitação multifuncional é parte importante do planejamento. Existe uma necessidade de uma estrutura de guiamento longitudinal através e em ambos os lados do túnel. Estes protegerão o navio contra o impacto, mas também podem ser usados como vias durante a evacuação, e estrada de acesso para inspeção e manutenção da instalação. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta A ilustração mostra uma seção transversal do túnel do navio conforme planejado com as medidas relevantes. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex + 8

Acima da entrada do túnel no lado de Moldefjorden, é proposto estabelecer uma ponte nova do overhead. A ponte atravessa o portal também estará disponível para o público. Da calçada o público pode assistir os navios entrando e saindo do túnel do navio .. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta
Acima da entrada do túnel no lado de Moldefjorden, é proposto estabelecer uma ponte nova do overhead. A ponte atravessa o portal também estará disponível para o público. Da calçada o público pode assistir os navios entrando e saindo do túnel do navio .. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta

O Stad Ship Tunnel medirá 1,7 quilômetros de comprimento, 36 metros de largura e 49 metros de altura - o suficiente para acomodar barcos de tamanho grande, como grandes navios de cruzeiro, veleiros e navios costeiros. O tráfego passaria através de um caminho de cada vez, mas mesmo com um período de espera, o túnel diminuiria o tempo e o perigo da rota existente em torno da península. Estimativas mostram que entre 70 e 120 navios poderiam usar o túnel diariamente.

Moldefjorden: Ponte, com acesso para o público. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta
Moldefjorden: Ponte, com acesso para o público. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta
Dado o escopo, uma facilitação multifuncional é parte importante do planejamento. Existe uma necessidade de uma estrutura de guiamento longitudinal através e em ambos os lados do túnel. Estes protegerão o navio contra o impacto, mas também podem ser usados como vias durante a evacuação, e estrada de acesso para inspeção e manutenção da instalação. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta
Dado o escopo, uma facilitação multifuncional é parte importante do planejamento. Existe uma necessidade de uma estrutura de guiamento longitudinal através e em ambos os lados do túnel. Estes protegerão o navio contra o impacto, mas também podem ser usados como vias durante a evacuação, e estrada de acesso para inspeção e manutenção da instalação. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta

Trabalhando com Olav Olsen, da Norconsult, empresa de consultoria norueguesa, Snøhetta desenhou as duas entradas do túnel usando a paleta de materiais da península, com paredes de pedra cortadas e quebradas que constituem os arcos de abertura. No lado de Moldefjorden, o projeto utilizaria a paisagem íngreme para criar uma entrada dramática. Uma abertura mais sensível, com terraços, apareceria em Kjødepollen, onde há uma pequena vila.

A ilustração mostra uma seção transversal do túnel do navio conforme planejado com as medidas relevantes. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex
A ilustração mostra uma seção transversal do túnel do navio conforme planejado com as medidas relevantes. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex
A ilustração mostra onde o Stad Ship Tunnel está planejado; Com entrada sul em Moldefjorden e entrada do norte em Kjødepollen. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex
A ilustração mostra onde o Stad Ship Tunnel está planejado; Com entrada sul em Moldefjorden e entrada do norte em Kjødepollen. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex

A ideia de construir um túnel para navios através da Península de Stad tem sido discutida há mais de 100 anos, com planos originais documentados desde a década de 1870. Os historiadores descobriram até mesmo que os vikings frequentemente preferiam transportar seus navios no trecho de 1,7 quilômetros do que navegar pelos perigosos mares.

Moldefjorden, onde está prevista a entrada do túnel sul. Imagem © Norwegian Coastal Administration
Moldefjorden, onde está prevista a entrada do túnel sul. Imagem © Norwegian Coastal Administration
A ilustração mostra onde o Stad Ship Tunnel está planejado; Com entrada sul em Moldefjorden e entrada do norte em Kjødepollen. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex
A ilustração mostra onde o Stad Ship Tunnel está planejado; Com entrada sul em Moldefjorden e entrada do norte em Kjødepollen. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex

As estimativas de custo inicial para o projeto estão em 2,3 bilhões de coroas (cerca de 270 milhões de dólares). A Norwegian Coastal Association espera receber uma decisão política final em breve. Se aprovado, a construção poderia começar já em 2019.

Notícia via Norwegian Coastal Association.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega" [Snøhetta Unveils Plans for World's First Ship Tunnel in Norway] 27 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872238/snohetta-divulga-imagens-para-o-primeiro-tunel-de-navios-do-mundo-na-noruega> ISSN 0719-8906