8 Modelos 3D de memoriais de diferentes culturas e épocas

Na maioria dos projetos de arquitetura, a entrada do usuário no espaço final é uma consideração importante; mas e se esses usuários não estiverem mais vivos? Os memoriais para os mortos são um tipo exclusivamente emocional de arquitetura e frequentemente revelam muito sobre uma determinada cultura ou grupo de pessoas. Especialmente no caso de túmulos antigos, os arqueólogos podem aprender sobre costumes e crenças das sociedades passadas examinando seus espaços de sepultamento. A natureza pessoal dos espaços funerários e monumentos transmite um sentido de importância e gravidade para os espectadores e visitantes, mesmo séculos após sua construção.

Esta lista de modelos 3D, fornecida por nossos parceiros do Sketchfab, explora memoriais e artefatos de diferentes lugares e épocas, de uma variedade de culturas e civilizações.

O Anjo do Sofrimento, Itália

Hoje em dia, um termo amplamente usado para as estátuas modeladas em sua semelhança, a estátua original do anjo do sofrimento foi projetada pelo escultor americano William Wetmore Story. O Anjo, criado em 1894, se encontra no Cemitério Protestante, em Roma. Diversas lápides em todo o mundo foram, desde então, inspiradas na imagem deste anjo, visando preservar a memória dos entes queridos.

Mausoléu Bibi Maryam, Omã

A antiga cidade de Qalhat, Omã, está em processo de se tornar Patrimônio Mundial da UNESCO, com o Mausoléu Bibi Maryam, do século XIV, sendo sua joia preciosa. Com vista para o mar, o mausoléu é formalmente semelhante à outros monumentos do tipo, localizados em todo o Irã e Ásia Central e construídos durante os séculos XII-XIV. O então governante, Bahauddin Ayez, construiu o mausoléu em honra de sua esposa, Bibi Maryam, durante um período de influência cultural persa sobre a cidade. A planta quadrada do edifício, suas proporções harmoniosas e os arcos que suportaram a abóbada anterior são descendentes diretos de séculos de explorações matemática e experimentações arquitetônica persa.

Tumba Cuween Hill, Escócia 

Construído por volta de 3.000 a.C., a Tumba Cuween Hill foi escavada na rocha de arenito de uma colina em Orkney, Escócia. Depois de rastejar através do túnel de entrada, os visitantes podem visitar a câmara principal, que depois de restaurações do século XX, passou a ter 2,6 metros de altura. As câmaras laterais ramificam-se para fora da câmara principal em quatro direções.

Túmulo Fethiye, Turquia

Também conhecido como o túmulo de Amyntas, o túmulo de Fethiye foi construído em 350 a.C. pelos povos da Lícia que habitaram naquela época a região do Egeu da Turquia. O túmulo é esculpido na base de uma montanha e é considerado o maior e mais famoso deste gênero originário da Lícia. Esculpido na forma de um templo, o túmulo de Fethiye é o exemplo mais elaborado dos túmulos construídos na região.

Lápide da Esposa do Capitão, Polônia

Como um exemplo menor de memorial, esta lápide é um trabalho maravilhoso de tipografia e concreto fundido. Criada em 1920 para a esposa de um capitão, chamada Gertruda Ziegenrűcker, a lápide encontra-se no terceiro maior cemitério da Europa, localizado em Szczecin, na Polônia.

Pirâmide de Dorn, EUA

Uma pirâmide de granito de 7,5 metros de altura, localizada bem longe do Egito, em San Luis Obispo, Califórnia, foi feita para comemorar a vida de uma mãe e filho. Erguido pelo marido e pai, Fred Adolphus Dorn, em 1905, a pirâmide atrai por seu mistério e curiosidade, devido ao seu simbolismo maçônico e inscrições. O granito foi cortado e montado à mão e era demasiado pesado para ser suportado pelo solo macio no Cemitério Odd Fellows; por isso, para abrigar o monumento, uma nova seção do cemitério teve de ser inaugurada sobre uma área com solo rochoso capaz de suportar a estrutura.

Poulnabrone Dolmen, Irlanda

Um dos cerca de 174 "túmulos portais" da Irlanda, Poulnabrone Dolmen está localizado no Burren, Condado de Clare. O túmulo é do período Neolítico, provavelmente entre 4200 e 2900 a.C., e após uma escavação, em 1985, descobriu-se que é o local de repouso eterno de 33 pessoas. A estrutura consiste em uma pedra de 3.7 m de comprimento apoiada a 1,8 m do chão por dois conjuntos de pedras paralelas verticais, criando uma câmara.

Túmulo Urn, Petra, Jordânia

Localizado no alto da montanha na antiga cidade de Petra, na Jordânia, o Túmulo Urn é uma das séries de túmulos esculpidos nas montanhas de arenito. Provavelmente criado há mais de 2000 anos, quando Petra era a capital dos nabateus, o túmulo Urn foi concebido para ser o túmulo do rei Nabataean Malchus II, que morreu no ano 70 d.C. Ao longo do pátio frontal corre uma fileira de colunas, também esculpidas na pedra, perpendiculares à fachada principal do túmulo. Muito acima da porta da câmara principal estão as três câmaras funerárias. No interior, a câmara principal é grande e contém três serpentes e uma inscrição deixada como relíquia de quando o túmulo foi usado como uma igreja em 447 d.C.

Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "8 Modelos 3D de memoriais de diferentes culturas e épocas" [8 Models of Memorial Architecture from Different Cultures] 26 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871909/8-modelos-3d-de-memoriais-de-diferentes-culturas-e-epocas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.