BIG projeta jaula de pandas em forma de Yin-Yang para zoológico de Copenhague

BIG, em colaboração com Schønherr Landscape Architects e MOE, divulgou o projeto para uma jaula de pandas em forma de yin-yang no jardim zoológico de Copenhague, que servirá como o repouso novo de dois pandas gigantes chineses a partir de 2018.

Localizado entre vários edifícios existentes, incluindo o premiado Elephant House, de Foster + Partners, o habitat em forma circular será dividido para criar compartimentos separados aos pandas machos e fêmeas. Para aumentar a probabilidade de acasalamento, pandas parceiras não devem ser capazes de ver, ouvir ou mesmo cheirar uns aos outros durante a maior parte do ano.

BIG projeta jaula de pandas em forma de Yin-Yang para zoológico de Copenhague - Mais Imagens+ 13

Cortesia de BIG

"A organização orientada por ideias do Zoo de Copenhague foi chave na definição da equipe com a qual queríamos trabalhar no novo projeto da Panda House", disse Steffen Stræde, diretor do Zoológico de Copenhague.

"Faz parte do nosso DNA permitir que todos, desde jardineiros e veterinários, influenciem o projeto e a função das instalações para garantir o bem-estar de nossos animais. A equipe entendeu nossa abordagem e conseguiu integrá-la em seu processo projetual para criar uma casa de classe mundial para esses Pandas adorados."

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Para proporcionar aos pandas um ambiente de vida tão pacífico quanto possível e as condições ideais para o acasalamento (um dos principais desafios associados à preservação da espécie), os recintos foram projetados para aparentar como se "os seres humanos fossem os visitantes na casa dos pandas , Ao invés de pandas fossem os hóspedes exóticos de terras distantes". Os interiores se assemelham ao terreno natural dos animais, com uma floresta densa de" névoa "e uma floresta de bambu verde mais clara que permitirá que os pandas se movam para a frente e para trás dependendo da estação e da temperatura - como fazem nas inclinações montanhosas de China ocidental.

Cortesia de BIG

O projeto da Panda House também otimiza a experiência humana. Dois níveis separados - um andar térreo com um restaurante e acesso a espaços interiores, e um andar superior que conduz em torno de uma encosta rochosa com plantios nórdicos - vai dar aos visitantes uma variedade de perspectivas para o habitat, e permitir uma plena sensação de imersão na natureza. Barreiras e espaços funcionais são cuidadosamente escondidos ou integrados na paisagem, dando aos convidados e aos pandas uma condição de visualização natural e sem distrações. Ao levantar o terreno em ambas as extremidades do recinto masculino e feminino, a forma yin e yang é criada, oferecendo uma paisagem ondulante com vistas diretas. Além disso, o edifício dará uma visão única sobre o trabalho dos zookeepers.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

"A arquitetura é como um retrato. Projetar uma casa para alguém é como capturar sua essência, seu caráter e personalidade de forma construída. No caso dos dois grandes pandas, sua natureza única e solitária requer dois habitats similares, mas separados - um para ela e outro para ele ", disse Bjarke Ingels, sócio fundador, BIG.

"O habitat é formado como um símbolo gigante de yin e yang, duas metades: o macho e a fêmea, completam-se para formar um único todo circular. As linhas curvas são ondulantes em corte para criar a necessária separação entre ele e ela - assim como entre eles e nós. Localizado no coração do parque, fizemos todo o recinto acessível de 360 graus, transformando os dois pandas no novo ponto de rotação para o Jardim Zoológico de Copenhague."

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

O novo Panda House irá abranger um total de 1.250 metros quadrados de espaço interior e 1.200 metros quadrados de espaço ao ar livre. A construção está prevista para começar ainda este ano, após a aprovação do orçamento de construção de 150 milhões de DKK (US $ 22 milhões). O projeto será concluído antes da chegada dos pandas em 2018.

Notícia via BIG.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
  • Arquitetos

  • Localização

    Roskildevej 32, 2000 Frederiksberg, Dinamarca
  • Arquitetos Responsáveis

    Bjarke Ingels, David Zahle
  • Líderes do Projeto

    Nanna Gyldholm Møller, Ole Elkjær-Larsen, Kamilla Heskje
  • Equipe

    Maja Czesnik, Pawel Bussold, Jinseok Jang, Gökce Günbulut, Christian Lopez, Luca Senise, Høgni Laksáfoss, Sofia Sofianou, Carlos Soria, Victor Bejenaru, Claus Rytter Bruun de Neergaard, Gabrielé Ubareviciute, Eskild Schack Pedersen, Richard Howis, Tore Banke, Tobias Hjortdal, Joos Jerne, Hanne Halvorsen, Tommy Bjørnstrup, Joanna Plizga
  • Cliente

    Copenhagen Zoo
  • Área

    2450.0 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Cortesia de of BIG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roskildevej 32, 2000 Frederiksberg, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "BIG projeta jaula de pandas em forma de Yin-Yang para zoológico de Copenhague" [BIG Designs Yin-Yang Shaped Panda Enclosure for the Copenhagen Zoo] 21 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871738/big-projeta-jaula-de-pandas-em-forma-de-yin-yang-para-zoologico-de-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.