Arup desenvolve protótipo de edificação baseada em princípios de economia circular

Em um protótipo desenvolvido para o London Design Festival, Arup Associates , projetou o The Circular Building, um dos primeiros edifícios no Reino Unido a satisfazer os princípios da Economia Circular, em que "todos os componentes precisam ser implementados e utilizados em seu total potencial e para a duração de seu ciclo de vida total, enquanto criam um ambiente confortável e estético para os usuários."

Para atingir esses objetivos, arquitetos e engenheiros trabalharam juntos para aperfeiçoar a aplicação de técnicas pré-fabricadas de construção, produzindo detalhes que utilizam engenharia aperfeiçoada em vez de fixações mecânicas. Através desta metodologia, a equipe foi capaz de criar um sistema de painéis de parede estruturalmente integrados de baixo desperdício, auto-portantes e desmontáveis, com conexões de rosca reutilizáveis entre a parede e elementos estruturais de aço reciclado, bem como madeira com tratamento térmico para o revestimento e o deck.

© Simon Kennedy

O volume interior do edifício é sutilmente dividido em três zonas, refletindo como a economia circular poderia moldar os ambientes de vida, trabalho e públicos, como descrito por Arup em um comunicado de imprensa:

A zona de estar foi encapsulada em um sistema de parede acústica, feito inteiramente de garrafas de plástico recicladas, um material que pode ser reformado repetidas vezes. A estação de trabalho integrou os elementos do projeto ‘It’s all about the Desk’ da Arup. Este é um sistema que utiliza sensores para monitorar o ambiente interno, retransmitindo dados em um sistema hospedado na nuvem, ligando as claraboias operáveis, as cortinas e o sistema de iluminação, criando um ambiente otimizado.

© Arup Associates

Através do processo projetual, extensa pesquisa de materiais e testes foram necessários para garantir a circularidade. Esta informação tornou-se, assim, uma Base de Dados de Materiais e catálogo, "agrupando pela primeira vez informações sobre a produção, substância material e próximo uso de cada ativo", rastreados através de QR code.

Todo o projeto foi criado em oito semanas e a construção levou duas semanas em um lote restrito no centro de Londres.

Os detalhes se afastaram dos tradicionais vidro, madeira ou junções de aço para garantir uma montagem eficiente. Cada painel era composto de uma série de peças que projetadas para caber em um local específico. Essas peças foram racionalizadas através de várias iterações computacionais para torná-las tão repetitivas quanto possível. Cada painel recebeu um QR Code individual antes de ser levado ao terreno.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Notícia via v2com.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Arup desenvolve protótipo de edificação baseada em princípios de economia circular" [Arup Designs Prototype Building Based on Circular Economy Principles] 20 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871726/arup-desenvolve-prototipo-de-edificacao-baseada-em-principios-de-economia-circular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.