Hello Wood Argentina 2017: Festival de arquitetura em madeira

Cortesía de Hello Wood Argentina

Hello Wood é uma plataforma educativa internacional e independente que organiza o programa de Arquitetura e Design mais inovador da Europa. Nasceu na Hungria em 2010, como um acampamento de arquitetura, arte e design, e cresceu até converter-se no que é hoje, um programa único reconhecido mundialmente.

Cortesía de Hello Wood Argentina

Consiste em um festival onde se propõe uma aproximação à construção, fomentando a interação entre estudantes e profissionais, criando um vínculo de comunidade e compromisso social. Todos os projetos são compartilhados, desenvolvidos e construídos em um processo colaborativo durante 8 dias. Promovendo a ideia de pensar com as mãos, Hello Wood transita o processo entre um conceito, seu projeto e sua materialização final.

Cortesía de Hello Wood Argentina

"Na  carreira de arquitetura, é difícil a realização de protótipos 1:1. É por isso que em Hello Wood planejamos um método de aprendizagem através da experiência. Guiados por arquitetos reconhecidos, os estudantes conseguem uma aproximação à construção em madeira, atravessando todas as etapas e avaliando as mudanças necessárias frente a problemáticas que se apresentam durante a construção." Mecha Palacio, Fundadora da TACADI.

Cortesía de Hello Wood Argentina

Hello Wood Argentina 2017: Festival de arquitetura em madeira - Mais Imagens+ 40

Entre 4 e 12 de março de 2017 150 estudantes, arquitetos e projetistas de todo o país se reuniram na Estancia La Azotea em Ceibas, Entre Ríos, para tornar realidade suas ideias na primeira edição na Argentina. Hello Wood chegou por meio de TACADI e MANDARiNA, os sócios locais que se uniram para trazer essa experiência internacional.

A missão do Hello Wood é proporcionar a oportunidade aos estudantes de testar a teoria na vida real. A filosofia de Hello Wood é que o trabalho de campo seja uma alternativa, uma nova forma de estudar que completa os sistemas tradicionais de educação universitária. Peter Pozsar, co-fundados de Hello Wood.

Cortesía de Hello Wood Argentina

CON-TACTO 2017

O tópico eleito para a primeira edição foi "CON-TACTO". O contato abordado desde os sentidos e os sentimentos. Os vínculos, enlaces e encontros gerados quando há algum tipo de relação entre duas ou mais pessoas, objetos ou teorias; esses momentos foram o objetivo desta primeira experiência.

© Fernando Schapochnik

Primeiro ano na Argentina, primeira vez de Hello Wood fora de Budapeste. Nossa proposta é conhecermos. Por isso 'con-tacto' quer dizer romper barreiras, aproximar-nos, focar nas relações, nos sentidos e na experiência, aspectos fundamentais na hora de pensar e desenvolvermos criativa e socialmente. O contato com a natureza, as ferramentas, a madeira, a arquitetura e o design, são parte da experiência que propusemos viver em Hello Wood. Marcos Llerena, CEO e fundador de MANDARiNA e um dos sócios locais.

Cortesía de Hello Wood Argentina

Hello Wood Argentina 2017: Festival de arquitetura em madeira - Mais Imagens+ 40

Nossos projetos

  • Edificio para Ceremonias Desconocidas  -  Formosa
  • Refugio  - Ventura Virzi
  • Estructura Expandida - Monoblock
  • Fragata Natura - Carlos Campos e Silvana Ovsejevich
  • NOPASSANA - IR Arquitectura
  • Una Ola - Santiago Perez de Muro
  • Vacuna - Camila Marin e Ramiro Torres Lacroze
  • Sombra Pampa - Marantz Arquitectura
  • Pa'dentrero - Estudio Maleza
  • Coloquio - Cesar de Lucca

© Fernando Schapochnik

Para a seleção dos projetos contamos com a curadoria do Arq. Jaime Grinberg, convidado pela organização. O critério de seleção foi buscar projetos com conceitos fortes que geram espaços que estão em "con-tacto", ou tradicional, funcional, utópico ou idealizado. Simples e natural, viável de construir em uma semana por uma equipe de estudantes e respeitando a quantidade de madeira dispostos de 1,2 km linear por projeto.

Cortesía de Hello Wood Argentina

Todo objeto projetado é entendido como o resultado de um processo de desenvolvimento e pesquisa. Este é um claro exemplo do que aconteceu em Hello Wood: 10 projetos com caminhos diferentes, regidos por diferentes condições e premissas, geraram um produto final inovador enriquecedor que propõe novas maneiras de relacionar-se, experimentar e habitar. Bea Palacio, TACADI Fundador.

Nossa visão

A arquitetura implica poder dar resposta a constantes perguntas que surgem a partir do conceitual e social, bem como no projetual e construtivo. Hello Wood procura ensinar a resolver estes problemas cotidianos da nossa prática criativa e coletiva. Há muitas respostas certas para a mesma pergunta, por isso que as perguntas me atraem mais. Jerónimo Fanelli, Fundador TACADI.

© Fernando Schapochnik

Por isso Hello Wood é uma oportunidade profundamente democrática de conectar diferentes gerações de arquitetos, projetistas e criadores com diversas atividades culturais, acadêmicas e profissionais. Paralelamente à construção dos projetos, procuramos construir um contato com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de um processo educativo inovador.

Cortesía de Hello Wood Argentina

Nós procuramos um conceito homogêneo onde a gênese seja futurista e sustentável. Por isso buscamos o apoio de uma empresa como a Masisa, que, como principal patrocinador forneceu apoio com toda a madeira de pinus certificada FSC e OHSAS.

© Fernando Schapochnik

Em Hello Wood, o processo e a experiência no campo têm tanto valor como o resultado final. É extremamente estimulante e motivador ver que em um período de tempo os arquitetos e estudantes trabalham em conjunto, inspirando-se e potencializando uns aos outros em um projeto comum.

© Fernando Schapochnik

 

© Fernando Schapochnik

O que ocorreu entre 4 e 12 de março em Ceibas?

Por 8 dias, as equipes de 10 projetos foram dedicados a realizar a aventura de aprender com as mãos. Iniciaram o dia com o café às 7h30 e a partir das 08h30 iniciavam os trabalhos.

Os meios dias eram para um almoço de equipe no local de trabalho, para permanecer ativo e não perder o ritmo; sanduíches sempre em movimento. A motivação das equipes nos surpreendeu, já que só paravam de trabalhar com o pôr do sol. À noite, tivemos palestras e workshops dos líderes participantes, juntamente com alguns convidados. Assim acabamos moldando experiências práticas com alguns fundamentos teóricos.

© Fernando Schapochnik

Como são 8 dias longos, contemplamos dias de chuva e alguns imprevistos próprios de dinâmicas de trabalho em equipe, onde os membros se conheceram ao chegar, e é por isso que com o apoio de Sullair Cultura e suas equipes foram capazes de continuar uma das noites com uma espécie de dupla jornada na construção. Foi um dia especial onde uma energia incrível também foi gerada por todas as equipes.

Cortesía de Hello Wood Argentina

O último dia foi deixado para os ajustes finais na manhã e já depois do meio-dia fez-se o passeio oficial pelos projetos finalizados, devidamente protegidos para suportarem as intempéries. Durante a tarde um churrasco fechou a semana.

  • Texto escrito por Hello Wood Argentina 2017

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Hello Wood Argentina 2017: Festival de arquitetura em madeira" [Concluye Hello Wood Argentina 2017: Festival de arquitectura en madera] 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871449/hello-wood-argentina-2017-festival-de-arquitetura-em-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.