AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos

AART Architects venceu um concurso para projetar um novo complexo residencial e comercial no coração de Aarhus Ø, o recém-desenvolvido distrito portuário de Aarhus, na Dinamarca. A proposta vencedora, apelidada de Nicolinehus, foca em "injetar vida e autenticidade no novo bairro portuário e [pavimentar] o caminho para as oportunidades únicas que o cenário oferece". Seu projeto inspira-se nos antigos blocos residenciais do centro da cidade, repensando a tipologia com pátios em um "híbrido de bloco residencial clássico e paisagem em terraços."

AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos - Mais Imagens

© AART Architects

Em parceria com o construtor de imóveis Bricks e o paisagista Schønherr, AART Architect procurou fundir a função e a estética das duas abordagens arquitetônicas diferentes para criar um todo que conforma um senso de comunidade.

"O encontro entre a estrutura rígida da praça e as superfícies escalonadas da paisagem em terraços cria uma obra arquitetônica visionária - aberta e vibrante, e com vistas em abundância, onde as pessoas viverão suas vidas em pátios e jardins e varandas", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.

© AART Architects

O complexo, de aproximadamente 40.000 metros quadrados, está dividido em seções residenciais e comerciais separadas, que conectam o edifício à piscina e marina próximas. Nicolinehus é organizado em torno de dois pátios, moldando vistas a marcos importantes da cidade, incluindo a floresta verdejante de Riis Skov, a antiga marina e o centro histórico da cidade. Os teto-jardins fornecem plataformas aos residentes e aos trabalhadores para apreciar estas vistas.

© AART Architects

Além da forma do edifício, Nicolinehus inspira-se na tradição material dos blocos habitacionais históricos, usando um tijolo vermelho texturizado "processado em maneiras diferentes para aderir à fachada com vida e personalidade." Ao longo das escadas, o tijolo foi perfurado para trazer luz natural e imprimir a circulação na fachada do edifício. Em outros locais, a fachada cria uma protuberância onde se inserem janelas.

© AART Architects

"Esta é uma arquitetura moderna com um gosto pela artesania", afirmam os arquitetos. "Esta é a arquitetura criada para parecer tão bonita no futuro quanto parece hoje. É resiliente e resistirá às condições meteorológicas na orla. "

Notícia via AART Architects.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos" [AART to Revitalize Aarhus Port District with Terraced, Mixed-Use Complex] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870093/aart-revitalizara-area-portuaria-de-aarhus-com-empreendimento-de-usos-mistos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.