O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos

AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos

AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos
AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos, © AART Architects
© AART Architects

AART Architects venceu um concurso para projetar um novo complexo residencial e comercial no coração de Aarhus Ø, o recém-desenvolvido distrito portuário de Aarhus, na Dinamarca. A proposta vencedora, apelidada de Nicolinehus, foca em "injetar vida e autenticidade no novo bairro portuário e [pavimentar] o caminho para as oportunidades únicas que o cenário oferece". Seu projeto inspira-se nos antigos blocos residenciais do centro da cidade, repensando a tipologia com pátios em um "híbrido de bloco residencial clássico e paisagem em terraços."

© AART Architects © AART Architects © AART Architects © AART Architects + 5

© AART Architects
© AART Architects

Em parceria com o construtor de imóveis Bricks e o paisagista Schønherr, AART Architect procurou fundir a função e a estética das duas abordagens arquitetônicas diferentes para criar um todo que conforma um senso de comunidade.

"O encontro entre a estrutura rígida da praça e as superfícies escalonadas da paisagem em terraços cria uma obra arquitetônica visionária - aberta e vibrante, e com vistas em abundância, onde as pessoas viverão suas vidas em pátios e jardins e varandas", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.

© AART Architects
© AART Architects

O complexo, de aproximadamente 40.000 metros quadrados, está dividido em seções residenciais e comerciais separadas, que conectam o edifício à piscina e marina próximas. Nicolinehus é organizado em torno de dois pátios, moldando vistas a marcos importantes da cidade, incluindo a floresta verdejante de Riis Skov, a antiga marina e o centro histórico da cidade. Os teto-jardins fornecem plataformas aos residentes e aos trabalhadores para apreciar estas vistas.

© AART Architects
© AART Architects

Além da forma do edifício, Nicolinehus inspira-se na tradição material dos blocos habitacionais históricos, usando um tijolo vermelho texturizado "processado em maneiras diferentes para aderir à fachada com vida e personalidade." Ao longo das escadas, o tijolo foi perfurado para trazer luz natural e imprimir a circulação na fachada do edifício. Em outros locais, a fachada cria uma protuberância onde se inserem janelas.

© AART Architects
© AART Architects

"Esta é uma arquitetura moderna com um gosto pela artesania", afirmam os arquitetos. "Esta é a arquitetura criada para parecer tão bonita no futuro quanto parece hoje. É resiliente e resistirá às condições meteorológicas na orla. "

Notícia via AART Architects.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos" [AART to Revitalize Aarhus Port District with Terraced, Mixed-Use Complex] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870093/aart-revitalizara-area-portuaria-de-aarhus-com-empreendimento-de-usos-mistos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.