Como retornar à arquitetura vernacular pode beneficiar uma região do Mali

Em nosso artigo publicado em março, "11 Técnicas vernaculares de construção que estão desaparecendo", discutimos técnicas vernáculas que, por meio da introdução da construção moderna e a diminuição da prevalência de estilos de vida tradicionais, foram lentamente se tornando formas perdidas de conhecimento. O que nós não discutimos, entretanto, era que poucas das técnicas estavam desaparecendo sem nenhuma forma de resistência. Após a publicação do artigo, fomos contactados pela empresa de arquitetura holandesa LEVS Architecten, que destacou os seus esforços na região de Dogon no Mali, onde trabalham com as comunidades locais para continuar - e melhorar - a tradição vernacular.

Apesar do fato de que a LEVS Architecten tenha trabalhado extensivamente dentro dessa tradição, eles ainda se consideram arquitetos modernos que estão simplesmente procurando soluções alternativas e responsáveis, e, mesmo, encontraram oportunidades de utilizar esse conhecimento para projetos de arquitetura nos Países Baixos. Como Jurriaan van Stigt, sócio da LEVS Architecten e presidente da Partners Pays-Dogon, explicou em entrevista ao ArchDaily, a arquitetura vernacular está "na corrente de nosso pensamento e abordagem das tarefas em cada projeto".

Como retornar à arquitetura vernacular pode beneficiar uma região do Mali - Mais Imagens+ 13

11 Técnicas vernaculares de construção que estão desaparecendo

" Arquitetura vernacular pode ser dito àquela linguagem arquitetônica das pessoas' com seus 'dialetos' étnicos, regionais e locais,'" escreve Paul Oliver, autor da Enciclopédia da Arquitetura Vernacular do Mundo '.

A história por trás do envolvimento da LEVS Architecten no Mali começa após a Segunda Guerra Mundial, com a crescente demanda por habitações sociais na Holanda. Enormes complexos de apartamentos foram erguidos com sonhos de futuros utópicos que rapidamente desapareceram, como o infame Bijlmermeer. Sem surpresa, como os seus semelhantes internacionais, os arquitetos holandeses começaram a duvidar dessa abordagem utópica. Dirigido por Herman Haan, um grupo desses arquitetos visitou o Mali e inspirou-se no que experimentaram em Dogon: "a relação dos espaços públicos, semi-públicos, abertos e fechados - a generosidade do espaço e os espaços intermediários para conectar a sociedade eram cruciais ", diz Van Stigt. Muitos desses arquitetos envolveram-se mais tarde no movimento estruturalista holandês, centrado em torno da revista Forum, e foram dedicados ao que Van Stigt chama de "reinvenção da cola social necessária na sociedade".

A mentalidade que começou com a Forum nos anos 60 e 70 foi levada a cabo pelo LEVS Architecten, que reconhece a necessidade de arquitetura de qualidade nas zonas rurais do Mali, bem como no resto da África. Embora as áreas urbanas do continente estejam crescendo a um ritmo inacreditável, ainda existem 500 a 600 milhões de pessoas vivendo em suas áreas rurais. Daí a pergunta de van Stigt: "como podemos construir e encontrar respostas para o crescimento das cidades, mas ao mesmo tempo lidar com as áreas rurais deste enorme continente?"

Treinamento Prático em Sangha. Image Cortesia de LEVS Architecten

Preservação da diversidade cultural

A arquitetura vernacular é uma rica fonte de conhecimento cultural, não apenas no Mali, mas em todo o mundo. No entanto, com os nossos estilos de vida cada vez mais urbanos, modernos e padronizados, alguns acreditam que os edifícios vernáculos agora têm pouco mais valor do que servir como atrações turísticas para ocidentais privilegiados. No entanto, não são apenas ocidentais privilegiados ou escritórios de arquitetura como o LEVS Architecten que vêem o valor de preservar o conhecimento popular. Como Van Stigt esclarece, o impulso para preservar a arquitetura Dogon tradicional vem "também da população local; Não só a velha geração, mas cada vez mais a nova geração de jovens qualificados e educados". Ele acrescenta que "não é apenas por causa do Patrimônio da UNESCO, é por ser a raiz de sua existência!"

Cortesia de LEVS Architecten

Esquecemos que as comunidades que habitam essas áreas "são a coisa principal que dá "à arquitetura o seu significado", como diz Van Stigt. Sua cultura e história estão embutidas em seu conhecimento espacial e construtivo, especialmente com respeito ao Dogon. Van Stigt explica que os Dogon acreditam que tudo "tem uma alma, um significado ... casas familiares, altares familiares, casas para os homens, casas para as mulheres; Tradições de festas a cada ano, a cada 5 anos e até a cada 60 anos ainda são uma parte muito importante da vida diária". Portanto, seu conhecimento arquitetônico é, compreensivelmente, um importante recurso que eles querem proteger para sustentar sua cultura.

Escola Primária Tanouan Ibi. Image Cortesia de LEVS Architecten

Fortalecer o bem-estar social

Para manter a existência de uma cultura, o bem-estar social também é uma necessidade. Van Stigt assinala que "não se trata apenas de um método de construção, mas também de como as comunidades são criadas e vinculadas". Quando o governo de Mali estava tentando modernizar as comunidades imitando a arquitetura ocidental moderna, grandes edifícios escolares de concreto foram construídos na área. Isso não só era uma demonstração de sua falta de respeito pelo conhecimento e cultura tradicionais de construção, mas também a prova da falta de "conexão com a comunidade, porque eles não foram construídos como parte da aldeia ... a comunidade não podia nem mesmo contribuir para o processo de construção de edifícios comunais, que é uma tradição Dogon", explica Van Stigt.

Cortesia de LEVS Architecten

Tomar uma pessoa que cresceu em um ambiente rural e colocá-los em um edifício urbano não significa que eles vão adotar automaticamente uma mentalidade urbana. LEVS Architecten respondeu desenvolvendo a Escola Primária Tanouan Ibi, "desenvolvida e construída juntamente com a comunidade local como um parceiro igual", diz Van Stigt. "Isso cria compromisso e um futuro mais sustentável porque não é apenas um edifício escolar, mas pertence a deles." Apesar da composição rigorosa das comunidades Dogon, LEVS Architecten conseguiu construir um edifício bem-sucedido com um programa relativamente novo, indicando como a evolução de um método construtivo vernacular pode ser muito mais rico, envolvente e proporcionar mais desenvolvimento a uma sociedade do que estereótipos de técnicas construtivas "modernas".

Educação e Expansão do Conhecimento Arquitetônico

Acompanhar o este renascimento de técnicas construtivas Dogon tradicionais não poderia acontecer sem alguma forma de experimentação, entretanto. Tradicionalmente, o Dogon cobria suas construções de pedra com lama para proteger contra o sol e a chuva, usando um tipo de grão selvagem como um ingrediente de fortalecimento crítico no material. No entanto, a perda destes grãos através da desertificação resultou em estruturas que devem ser substituídas a cada ano, com edifícios muitas vezes simplesmente deixados à deterioração. Para resolver este problema, 20 anos atrás, LEVS Architecten começou a desenvolver blocos hidráulicos com compressão hidráulica (HCEB) para fornecer um método de construção durável que ainda fosse baseado em materiais locais e não dependesse de estruturas de suporte de concreto. Embora a mistura atual desses blocos contenha um pouco de cimento (menos de 5%), o escritório de arquitetura está experimentando com outros materiais que poderiam substituir esse ingrediente, como cal, farelo de arroz e cascas esmagadas. Como diz Van Stigt, "é surpreendente que continuemos a acreditar que o concreto, um dos maiores contribuintes para as emissões de CO2, seja a única solução para a construção".

Cortesia de LEVS Architecten

Aprendendo e sendo expostos a técnicas anteriormente não descobertas, como misturar grãos na terra para torná-la até 700% mais durável, está forçando arquitetos como LEVS Architecten a repensarem a maneira como abordam a arquitetura. Van Stigt acredita que "ao conhecer a natureza de um material, podemos construir novas técnicas avançadas para ajustar exatamente o que é necessário para o 'novo uso moderno'". Em um mundo onde os ambientes extremos provavelmente se tornarão mais comuns, é importante aprender de culturas que sobreviveram a esses ambientes por centenas de anos. Novamente, van Stigt reitera quão importante isso é: "Os Dogon observam e confiam em nossa maneira ocidental de trabalhar e pensar demais. Hoje podemos estar à frente, mas o futuro pode estar na África - uma vez que eles tomam decisões mais inteligentes com base nesta pergunta: "e se".

Cortesia de LEVS Architecten

Sustentabilidade

"Não fazer as coisas é sempre mais sustentável do que produzir produtos sustentáveis ​​que realmente não precisamos", diz Van Stigt. Através das técnicas de construção vernaculares dos Dogon - e as técnicas de construção mais vernaculares para esse assunto - os custos de transporte são reduzidos a quase nada. "Em Nando nós construímos com pedra natural com reboco, em Yougho apenas com lama castanha amarela, em Tin Tam com lama vermelha, quase enferrujada de ferro e na planície com lama quase branca de areia", diz Van Stigt sobre os vários projectos que LEVS Architecten completou em Pays Dogon. O concreto que compõe menos de 5% da mistura de terra representa 85% do custo total de produção desses blocos, simplesmente porque é importado. É claro para Van Stigt que as técnicas modernas padrão não são uma solução na África. "Se realmente pensarmos que podemos continuar a construir em toda a África, para 1,3 bilhão de pessoas, desta forma, podemos imaginar os crescentes problemas para a natureza e o aquecimento global", diz ele.

Cortesia de LEVS Architecten

Melhoria da qualidade de vida

Finalmente, e talvez surpreendentemente para alguns, a arquitetura vernacular pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, em grande parte devido à redução dos custos de construção. As comunidades podem obter muito mais com seu dinheiro ao construir com materiais locais, trabalhadores locais e conhecimento local do que se importarem lajes de concreto que são muito caras, muito quentes para seu ambiente e não são construídas como parte integrante de sua comunidade. Van Stigt explica que "a área Dogon no Mali está subdesenvolvida, já que o governo raramente investe nesta região remota do país. Portanto, o desenvolvimento de novas técnicas construtivas baseadas em métodos locais de construção, utilizando materiais locais e treinando novos pedreiros cria uma possibilidade para o desenvolvimento local. "A técnica HCEB é um exemplo perfeito disso. Como LEVS Architecten continua a explorar outros métodos de construção, van Stigt deixa-nos com uma mensagem importante: "a preservação e adoção de técnicas combinadas com novos usos melhorados deste conhecimento é uma necessidade se quisermos realmente alcançar uma qualidade mais equitativa de vida em todo o mundo".

Cortesia de LEVS Architecten

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "Como retornar à arquitetura vernacular pode beneficiar uma região do Mali" 21 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869667/como-retornar-a-arquitetura-vernacular-pode-beneficiar-uma-regiao-do-mali> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.