O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MVRDV + Austin-Smith:Lord selecionados para revigorar o centro de Glasgow

MVRDV + Austin-Smith:Lord selecionados para revigorar o centro de Glasgow

MVRDV + Austin-Smith:Lord selecionados para revigorar o centro de Glasgow
MVRDV + Austin-Smith:Lord selecionados para revigorar o centro de Glasgow, Mapa do centro. Imagem © MVRDV
Mapa do centro. Imagem © MVRDV

A Câmara Municipal de Glasgow escolheu uma equipe multidisciplinar liderada pela MVRDV e o escritório Austin-Smith:Lord, de Glasgow, para transformar o centro de Glasgow em um local "mais habitável, atraente, competitivo e sustentável". Intitulada (Y)our City Center, a estratégia pede uma regeneração do centro da cidade, com 400 hectares, que reorganizaria a circulação e as infraestruturas, proporcionando novas opções residenciais para apoiar o centro econômico da Escócia.

Broomielaw. Imagem © MVRDV Projetos de Parques. Imagem © MVRDV Ruas e Espaços. Imagem © MVRDV Edificações Principais. Imagem © MVRDV + 7

Broomielaw. Imagem © MVRDV
Broomielaw. Imagem © MVRDV

Como sede de muitas das principais instituições econômicas da Escócia, o centro de Glasgow atende às necessidades de 135 mil pessoas diariamente, oferecendo uma mistura de lazer, cultura, compras e entretenimento. Mas, apesar dos recentes esforços para fortalecer o turismo e os setores financeiros da cidade, permanecem grandes desafios urbanos: uso ineficiente do espaço público, infraestrutura divisionista, ruas dominadas pelo automóvel, falta de espaço verde, grande número de prédios vagos, escassez de habitantes residenciais e questões ambientais resultantes de emissões elevadas são apenas algumas das questões que afligem a maior cidade da Escócia.

Ruas e Espaços. Imagem © MVRDV
Ruas e Espaços. Imagem © MVRDV

O esquema orquestrado por MVRDV e Austin-Smith:Lord Architects irá abordar estas questões, trabalhando com a população local para criar um plano urbano que atenda a todas as necessidades dos moradores.

"É hora de Glasgow avançar com sua ambição para um centro da cidade animado que seja também um lugar atraente para viver, verde, e importante, que tenha mais pessoas de Glasgow morando aqui, '' disse o co-fundador do MVRDV Winy Maas. "Estamos empolgados em trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal de Glasgow e a cidade, num diálogo com as comunidades para realizar esta visão de uma cidade maior, mais ousada e forte do futuro. Todos nós queremos o centro re-povoado, mais pedestrianizado e amigável aos ciclistas, também a orla do rio no Clyde Banks mais atraente para todos.

Edificações Principais. Imagem © MVRDV
Edificações Principais. Imagem © MVRDV

O plano engloba grandes mudanças na infraestrutura do centro, quebrando as condições desafiadoras encontradas em todas as quatro bordas do centro da cidade. Uma reimaginada auto-estrada urbana e sistema rodoviário permitirá uma melhor circulação para a cidade, enquanto a subutilizada e inacessível marginal será revitalizada para uso público. Essas estratégias permitirão que o centro se reconecte a bairros adjacentes e aproveite zonas mortas para espaços verdes e atividades de lazer. Novas rotas para pedestres e ciclovias ligarão os novos residentes a essas experiências.

Projetos de Parques. Imagem © MVRDV
Projetos de Parques. Imagem © MVRDV

"A estratégia do (Y)our City Centre é uma abordagem prática, em camadas, com uma série de projetos que variam em escala, que contribuirão coletivamente para o 'upgrade' da cidade, para impulsionar a vivacidade, atratividade e competitividade da Cidade em um contexto maior (inter) nacional, permitindo um desenvolvimento gradual por muitos interessados ", disse Jeroen Zuidgeest, arquiteto e sócio do MVRDV.

Projetos Temporários. Imagem © MVRDV
Projetos Temporários. Imagem © MVRDV

Liderado por MVRDV e Austin-Smith: Lord, a equipe multidisciplinar inclui Arup, Urban Tide, Doug Wheeler Associates, Ryden, WAVEparticle, Gardiner and Theobald, Gerry Grams, comunidade local e líderes. A pesquisa urbana é apoiada pela empresa de design estratégico Space Syntax.

Mobilidade Urbana. Imagem © MVRDV
Mobilidade Urbana. Imagem © MVRDV

Para saber mais sobre a abordagem do escritório MVRDV para o projeto, leia o artigo crítico escrito por Winy Maas, cujo título é Reinventing Glasgow: what the Dear Green Place can learn from Rotterdam, recentemente publicado em the Scotland Herald.

Notícia via MVRDV.

Ver a galeria completa

Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV + Austin-Smith:Lord selecionados para revigorar o centro de Glasgow" [MVRDV + Austin-Smith:Lord Selected to Reinvigorate Downtown Glasgow] 15 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869231/mvrdv-plus-austin-smith-lord-selecionados-para-revigorar-o-centro-de-glasgow> ISSN 0719-8906