Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador

Em 2015, três arquitetas italianas - Agnese Grigis, Chiara Oggioni e Marta Petteni - viajaram ao Equador para desenvolver um projeto participativo junto à comunidade de Cachiviru, localizada no Lago de San Pablo, em Otavalo. O nome do projeto é 'Kaymanta', que no idioma Kichwa significa "daqui", e se trata de um molhe-mirante que tem como objetivo ativar uma série de processos que gerem benefícios em longo prazo para a comunidade.

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 2 de 17Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 3 de 17Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 4 de 17Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 5 de 17Mirante Kaymanta: arquitetura participativa no Equador - Mais Imagens+ 12

Das arquitetas. 'Kaymanta' se localiza na borda do lago San Pablo, em San Rafael, onde colaboramos com a comunidade de Cachiviro desde o projeto até a construção. Organizamos quatro oficinas comunitárias - cada uma concentrada em um tema específico com diferentes objetivos (identidade e história, técnicas de construção tradicionais, apresentação, e discussão do projeto) - as quais foram desenvolvidas em paralelo a várias reuniões com o Município. 

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 6 de 17
Cortesía de Agnese Grigis, Chiara Oggioni y Marta Petteni

A estratégia de projeto consiste na criação de um masterplan que barca o Lago em três níveis morfológicos diferentes, sobre os quais se assentam três rotas que unem pontos de interesse dignos de atenção. O molhe-mirante faz parte desta rede e é composto por 13 módulos (6 estáticos e 7 flutuantes) sobre a base de uma quadrícula de 3x3 metros.

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 7 de 17
Cortesía de Agnese Grigis, Chiara Oggioni y Marta Petteni

O mirante é composto por uma nível superior para contemplar o lago por cima da vegetação que cresce nas margens, e um nível mais baixo que funciona como uma janela para o vulcão Imbabura e que dá acesso ao molhe flutuante. 

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 9 de 17
Cortesía de Agnese Grigis, Chiara Oggioni y Marta Petteni
Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 8 de 17
Cortesía de Agnese Grigis, Chiara Oggioni y Marta Petteni

A construção se baseia na tradição indígena das Mingas, aplicando a sabedoria popular e respeitando os métodos tradicionais de construção. A obra, iniciada no dia 24 de agosto de 2017, durou 7 semanas e foi inaugurada no dia 13 de outubro junto à comunidade. 

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 12 de 17
Cortesía de Agnese Grigis, Chiara Oggioni y Marta Petteni

Um ano depois, apesar da necessidade de manutenção geral da estrutura, a comunidade continua aproveitando os efeitos econômicos trazidos com o turismo e começou a ampliar a rede de serviços ativados pela obra, construindo um café e vendendo artesanato em torno de Kaymanta.

Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 16 de 17
Axonométrica explodida + corte
Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador - Imagem 17 de 17
Detalhes + corte

Arquitetas: Agnese Grigis, Chiara Oggioni e Marta Petteni
Universidade: Universidad Central Del Ecuador
Docentes Colaboradores: M. Cuenca, P. Yaselga, C. Hidalgo, S. Gómez, O. Jara
Localização: Lago de San Pablo, Otavalo, Equador
Data: Outubro de 2015

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Mirante "Kaymanta": arquitetura participativa no Equador" [Muelle y mirador 'Kaymanta': arquitectura participativa en Otavalo, Ecuador] 09 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868586/mirante-kaymanta-arquitetura-participativa-no-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.