Em foco: Jørn Utzon

Jørn Utzon (9 de abril de 1918 - 29 de novembro de 2008), foi um arquiteto dinamarquês relativamente desconhecido até que, em 29 de janeiro de 1957, foi anunciado como o vencedor do concurso internacional para uma ópera em Bennelong Point, Sydney. Ao falar sobre esta icônica obra, Louis Kahn afirmou que "o sol não sabia quão bela era sua luz, até que ela foi refletida por este edifício." Infelizmente, Utzon nunca chegou a ver pessoalmente a Ópera de Sydney, seu trabalho mais popular, concluída.

Em foco: Jørn Utzon - Mais Imagens+ 12

Jørn Utzon in front of the Sydney Opera House during construction, 1965. Image Cortesia de Keystone/Getty Images

Nascido em Copenhague em 1918, Utzon estudou arquitetura na Royal Academy of Fine Arts da cidade. Depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou no escritório de Alvar Aalto em Helsinque onde desenvolveu coleções de móveis e copos de vidro. Enquanto trabalhava com Aalto, ganhou duas bolsas de viagem para o Marrocos e EUA.

Cover image of "The Yellow Book" from 1962, in which Utzon presented his solution for the roof structure based on a series of portions of a sphere. Image © Jørn Utzon / Courtesy of Bibliodyssey

A ambição de Utzon como jovem designer era aparentemente ilimitada. Dez anos antes de apresentar sua proposta vencedora para a ópera em Sydney, Utzon havia entrado em um concurso (que ele não venceu) em Londres para projetar um substituto para o Crystal Palace. Como observado no obituário de Utzon realizado pelo The Guardian, a proposta para Londres demonstrou que a capital do Reino Unido uma vez teve a oportunidade de "construir algo tão extraordinário quanto a Ópera" com um projeto "pessoal, escultural e bastante fora do comum naquele momento." Alguns argumentam que o estilo arquitetônico de Utzon dialogava com o de Eero Saarinen (que fora jurado no concurso para a Ópera de Sydney).

Sydney Opera House: perspective from staircase between the two halls looking towards the north. Image © Jørn Utzon

Em 1966, nove anos depois de sua proposta vencedora ter sido aceita pelo júri da competição de ópera, Utzon foi levado a renunciar à sua posição e deixar a Austrália. Aqueles no poder deliberadamente subestimaram os custos para iniciar o projeto; quando os custos subiram, Utzon, ao que parece, levou a maior parte da culpa, o que dificultou sua relação com políticos locais e nacionais. Sua amizade com Ove Arup - outro dinamarquês - também foi afetada após o projeto da Casa da Ópera.

A carreira arquitetônica de Utzon foi repleta de ideias puras e ambiciosas, e subsequentes rompimentos de colaborações e circunstâncias infelizes. Para um arquiteto do talento de Utzon, sua produção era relativamente modesta. A maioria de seus edifícios importantes, tais como a ópera de Sydney e a assembleia nacional do Kuwait são vistas frequentemente como projetos "fatalmente comprometidos", frequentemente em função de fatores que Utzon não poderia ter controlado.

Bagsværd Church. Image © Flickr user seier licensed under CC BY 2.0

Utzon, de fato, perdeu a inauguração do icônico edifício de Sydney em 1973 e não participou da cerimônia que lhe rendeu a Medalha de Ouro do Royal Australian Institute of Architects no mesmo ano. Quando lhe foi oferecida a Chave da Cidade de Sydney em 1998, o então prefeito teve que levar o prêmio a Utzon na Dinamarca. Ele disse ao Royal Institute of British Architects em 1978, quando recebeu a Medalha de Ouro, "se você gosta do trabalho de um arquiteto, ofereça-lhe algo para construir, não uma medalha".

Kuwait National Assembly. Image © Flickr user xiquinho licensed under CC BY-SA 2.0

Referências: Guardian, denmark.dk, Sydney Opera House

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Em foco: Jørn Utzon" 09 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Equipe ArchDaily Brasil) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868493/em-foco-jorn-utzon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.