Reinterpretação do habitar wichi: a construção de uma residência para os povos nativos

Recentemente concluiu-se a construção de um protótipo de residência modular para uma comunidade original da Argentina. Trata-se da materialização de um projeto dos estudantes Tomás Gulle, Rodrigo Carnero Vidal e Ariel Álvarez Cueto, da Universidade Nacional de Córdoba, que reinterpreta as características das residências Wichis localizadas na província de Salta.

O projeto permite conhecer e refletir, no âmbito acadêmico, sobre a realidade na qual vivem os povos nativos na Argentina, fornecendo um meio adequado onde aprendam, deem valor e, assim, potencializem seus costumes e cultura.

Conheça o processo de projeto e construção de uma residência para os Wichis, a seguir.

Situação anterior. Imagem via Reinterpretação do Habitar Wichí

Descrição pelos autores. Na Argentina, são principalmente os povos originais os setores de população que apresentam condições de marginalidade, discriminação e exclusão. No âmbito desse contexto e com a intenção, como formuladores de uma tese de arquitetura, de realizar um projeto que ampliasse os limites do âmbito acadêmico e que impactasse uma realidade concreta, contatamos a fundação Deuda Interna, a qual desenvolve seu trabalho há mais de 10 anos com comunidades aborígenes no Chaco Salteño.

via Reinterpretação do Habitar Wichí

Dessa maneira surge o projeto de trabalhar com a comunidade Wichi "Las Llanas", localizada na província de Salta, departamento de San Martín, município de Embarcación na borda sul da Rota Nacional 81.

via Reinterpretação do Habitar Wichí

Produto da pesquisa de sua cultura e análise de sua visão de mundo com especial ênfase no habitar, determinou-se escolher a residência como um elemento para responder à dissolução progressiva da comunidade, à ausência de infraestrutura e ao déficit habitacional, que é o problema-tema a abordar.

via Reinterpretação do Habitar Wichí

A partir disso estabeleceu-se as diretrizes de trabalho: um sistema modular que permita o crescimento da residência conjuntamente ao crescimento da família, uma arquitetura que responda às demandas climáticas, à flexibilidade no uso dos espaços, à possibilidade de ser desmontada - e transportada -, além de presar pelo uso de materiais locais.

via Reinterpretação do Habitar Wichí

Foram desenvolvidas três alternativas as quais foram apresentadas aos docentes da universidade e levadas a diálogo com a comunidade em nossa segunda viagem, quando se trabalhou em conjunto para determinar qual proposta era a mais eficaz dada a concessão de um local para implantação, assim como um destinatário. Logo após seus ajustes e correções, quantificou-se a totalidade das partes para dar início à gestão do projeto. Em nossa terceira viagem programou-se a concretagem do protótipo de um módulo básico.

via Reinterpretação do Habitar Wichí

Os objetivos planejados do projeto são:

  • Dar a conhecer e refletir no âmbito acadêmico sobre a realidade na qual vivem os povos originais em nosso país;
  • Ajudar a comunidade a reincorporar-se na sociedade e fornecer um meio adequado onde aprendam, dêem valor e, assim, potencializem seus costumes e cultura;
  • Fomentar a autoconstrução e o uso de materiais locais;
  • Gerar uma arquitetura que ressalte e dê valor às técnicas construtivas ancestrais respeitando sua visão de mundo, fortalecendo a identidade através da residência e do habitat.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Reinterpretação do habitar wichi: a construção de uma residência para os povos nativos" [Reinterpretación del Habitar Wichi: la construcción de una vivienda para los pueblos originarios ] 08 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868445/reinterpretacao-do-habitar-wichi-a-construcao-de-uma-residencia-para-os-povos-nativos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.