Dez finalistas do concurso "Post-Fossil City" compartilham suas visões para um futuro sustentável

O Urban Futures Studio da Universidade de Utrecht anunciou os 10 finalistas de seu concurso Post-Fossil City, escolhidos por um júri que incluiu o co-fundador do MVRDV, Winy Maas. Cada uma das propostas respondeu ao chamado do concurso e projetou uma cidade sustentável que já não depende de fontes de energia não-renováveis. Arquitetos, designers e makers foram convidados a imaginar este novo futuro, que "vai remodelar nossas cidades e vidas cotidianas tão radicalmente que é difícil imaginar como será seu toque, gosto, cheiro e aparência."

Do total de 250 inscrições, abaixo estão os 10 finalistas selecionados juntamente com um trecho de suas propostas, conforme descrito no site do concurso.

Cow on Tour / Anastasia Eggers e Ottonie von Roeder

Cow on Tour. Cortesia de Urban Futures Studio

"Os designers Anastasia Eggers e Ottonie von Roeder inventaram um conceito que torna possível ordenhar uma vaca na esquina para pegar seu próprio leite."

Sensorial Time Travel / Jamillah Sungkar

Sensorial Time Travel. Cortesia de Urban Futures Studio

"Gasolina, lembra-te do que cheirava ... A artista Jamilah Sungkar torna imaginável o que é viver numa cidade sem cheiro de combustíveis fósseis".

City of Sounds and Silence / Sun City

City of Sounds and Silence. Cortesia de Urban Futures Studio

"O coletivo de teatro Sun City criou uma atraente paisagem sonora da cidade verde. A mobilidade elétrica vai fazer a cidade ficar em silêncio para que possamos ouvir os pássaros cantando novamente?"

Symbolic City / Walter Breukers e Jaap Godrie

Symbolic City. Cortesia de Urban Futures Studio

"Como se limpa uma cidade suja? Imaginando o layout urbano como partes bem definidas de um quebra-cabeça, de acordo com Walter Breukers e Jaap Godrie".

People of Petrotopia

People of Petrotopia . Image Courtesy of Urban Futures Studio

"Uma verdadeira distopia. O dano já foi causado nesta cidade pós-fóssil: as ruas de Utrecht estão cheias de água".

90 Letters from 2050 / Onur Can Tepe e Esther Estevez

90 Letters from 2050. Cortesia de Urban Futures Studio

"Onur Can Tepe e Esther Estevez criam uma máquina interativa que cospe cartas pessoais de 2050. Quem as lê se atreverá a sonhar grande para o futuro."

Post-Fossil African City / Blake Robinson e Karl Schulschenk

Post-Fossil African City. Cortesia de Urban Futures Studio

"O designer urbano da África do Sul, Blake Robinson, foca as oportunidades sustentáveis para as cidades de rápido desenvolvimento em África, juntamente com o designer gráfico Karl Schulschenk, ele traz suas ideias sobre o futuro da África".

Solar Energy in Public Space / Tom van Heeswijk e Sabrina Lindemann

Solar Energy in Public Space. Cortesia de Urban Futures Studio

"De acordo com o pesquisador Tom van Heeswijk da Universidade de Wageningen e a designer Sabrina Lindemann, a cidade de 2050 será marcada pela produção de energia solar em todos os espaços públicos".

Platform Cities & City Platforms / Michel Erler

Platform Cities and City Platforms. Cortesia de Urban Futures Studio

"Chamar um Uber ou alugar um quarto através da Airbnb: em 2050, isso não será nada. As cidades estarão cheias de serviços inteligentes, diz Michel Erler."

Het Devies 2039

"Esta apresentação traz à vida uma Amsterdã verde através de um jornal do futuro - Het Devies 2039, feito por uma equipe de arquitetos, designers e urbanistas".

Het Davies 2039. Cortesia de Urban Futures Studio

O júri do concurso foi composto por:

  • Winy Maas (MVRDV)
  • Jurgen Bey (Studio Makkink & Bey)
  • Anita van den Ende (Ministro de Infra-estrutura e Meio Ambiente)
  • Willem Schinkel (Erasmus University, Centro de Imaginação Pública)
  • Lot van Hooijdonk (City of Utrecht)
  • Michiel van Iersel (Non-fiction)
  • Maarten Hajer (Urban Futures Studio, Utrecht University)

Nos próximos meses, os finalistas terão a oportunidade de desenvolver as suas propostas com o prêmio de € 1.000, em colaboração com Michiel van Iersel, René Boer, Peter Pelzer e Wytske Versteeg. Em junho, os projetos refinados serão expostos na Utrecht Post-Fossil City Exhibition, onde um vencedor será selecionado e premiado com € 10.000.

Saiba mais sobre o concurso e os projetos aqui.

Via Urban Futures Studio. Descrição dos projetos via the Post-Fossil City website.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Dez finalistas do concurso "Post-Fossil City" compartilham suas visões para um futuro sustentável" [Post-Fossil City Contest's 10 Finalists Share Visions of A Sustainable Future] 30 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868058/dez-finalistas-do-concurso-post-fossil-city-compartilham-suas-visoes-para-um-futuro-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.