O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo

Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo

Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo
Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo, via CC0 Public Domain
via CC0 Public Domain

Considerado um dos melhores edifícios para ópera do mundo, o Teatro Colón da Cidade Autônoma de Buenos Aires é internacionalmente reconhecido por sua acústica e por seu valor patrimonial, uma evidência da influência da cultura arquitetônica italiana e francesa na Argentina.

Inaugurado no dia 25 de maio de 1908, localiza-se em uma área privilegiada no centro da cidade - entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad-, e é considerado um dos monumentos históricos mais representativos do país.

via © Wikipedia Usuário: RoRo Licença Public Domain
via © Wikipedia Usuário: RoRo Licença Public Domain

via Flickr usuário: Governo da Cidade de Buenos Aires CC BY 2.0 via Flickr usuário: Governo da Cidade de Buenos Aires CC BY 2.0 via © Wikipedia Usuário: Banfield Licença CC BY-SA 2.5 AR via © Wikipedia Usuário: Pablomolo Licença CC BY-SA 3.0 + 28

O teatro funcionou em dois edifícios diferentes: o primeiro, localizado em frente da Praça de Maio - que funcionou entre 1857 a 1888 -, e o segundo em frente à Praça Lavelle, onde localiza-se uma importante estação ferroviária.

via © Wikipedia Usuário: Chronus Licença CC BY-SA 3.0
via © Wikipedia Usuário: Chronus Licença CC BY-SA 3.0

O projeto inicial do atual teatro foi do arquiteto italiano Francesco Tamborins, que, em 1890, resolveu o desenho como um importante volume isolado, ainda que, após sua morte em 1891, teve que ser continuado, construido e modificado por seu sócio, o arquiteto Victor Meano. Quatro anos antes de ser inaugurado, Meano é assassinado e a finalização da obra ficou sob responsabilidade do arquiteto belga Jules Dormal. 

via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0
via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0

O edifício foi enriquecido arquitetonicamente graças ao longo (20 anos de construção) e complexo processo de projeto, do qual participaram três arquitetos de diversas origens e formações acadêmicas. Além disso, sem modificar sua arquitetura externa, em 1968 o edifício seguia em construção por conta das ampliações construidas abaixo da terra nos terrenos adjacentes ao edifício.

via © Wikipedia Usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0
via © Wikipedia Usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0

Quanto a sua conservação, no ano 1989 declarou-se o Teatro Colón como "Monumento Histórico Nacional", e entre os anos 2006 e 2010 o edifício foi submetido a um profundo processo de manutenção de conservação e modernização tecnológica desempenhado por parte de um trabalho patrimonial desenvolvido por técnicos especialistas argentinos. 

via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0
via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0

via Flickr usuário: Governo da Cidade de Buenos Aires CC BY 2.0 via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0 © Javier Deyheralde via Flickr Usuário er: Roger Schultz CC BY 2.0 + 28

O edifício, que apresenta um estilo eclético do princípio do século XX, tem uma atual superfície total coberta de 58.000 metros quadrados. A sala principal, na forma italiana da ferradura, tem 29,25 metros de diâmetro menor, 32,65 metros de diâmetro maior, e 28 metros de altura, com uma capacidade de 2.478 assentos, ainda que seja possível chegar a 3000 espectadores quando inclui-se àqueles não sentados.

via © Wikipedia Usuário: Roberto Fiadone Licença Public Domain
via © Wikipedia Usuário: Roberto Fiadone Licença Public Domain

Originalmente a cúpula da sala principal foi pintada pelo artista francês Marcel Jambon, mas sua deteriorização até 1930 fez com que durante anos não existisse uma pintura decorativa, até o momento em que encomendou-se uma nova obra a Raúl Soldi, que trabalhou nesse sentido entre dezembro de 1965 e março de 1966.

via © Wikipedia Usuário: Loco085 Licença CC BY-SA 4.0
via © Wikipedia Usuário: Loco085 Licença CC BY-SA 4.0

No centro da cúpula encontra-se um lustre de bronze, com um peso de mais de uma tonelada e um diâmetro de 7 metros. Em conjunto, existe na cúpula um espaço que permite abrigar músicos para gerar diferentes efeitos sonoros.

via Flickr usuário: Governo da Cidade de Buenos Aires CC BY 2.0
via Flickr usuário: Governo da Cidade de Buenos Aires CC BY 2.0

O Teatro Colón conta com oficinas de produção especializadas para realizar todos os elementos necessários para a encenação de um espetáculo, e que permite que a maioria dos telões, elementos cenográficos, camarins, e tudo o que é necessário para viabilizar uma cena completa se construía no mesmo edifício.

via Flickr Usuário: Beatrice Murch CC BY 2.0
via Flickr Usuário: Beatrice Murch CC BY 2.0

Para um teatro com tais características, a qualidade acústica é uma importante virtude. A qualidade de sua acústica se deve ao conhecimento técnico aplicado na forma de ferradura da sala e provoca uma adequada reflexão do som, portanto, uma particular câmara de ressonância. Além disso, as proporções arquitetônicas da sala e a qualidade dos materiais - a distribuição das madeiras, tapeçarias, cortinas e tapetes - mantém um equilíbrio que contribuem favoravelmente para a qualidade acústica.

Cita: Dejtiar, Fabian. "Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo" [Teatro Colón en Buenos Aires: historia de uno de los mejores teatros del mundo] 26 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867731/teatro-colon-em-buenos-aires-a-historia-de-um-dos-melhores-teatros-do-mundo> ISSN 0719-8906