Esta coluna de concreto complexa foi feita através de impressão tridimensional

Enquanto a impressão 3D em grande escala para a arquitetura continua a ser uma área de pesquisa muito movimentada, a empresa XtreeE, com sede na França, vem usando o concreto impresso 3D em projetos desde 2015. Sua mais recente criação é uma estrutura de suporte orgânica para um parque infantil em Aix -en-Provence.

Esta coluna de concreto complexa foi feita através de impressão tridimensional - Mais Imagens+ 6

© Lisa Ricciotti

O projeto para o edifício em si foi realizado por Marc Dalibard, mas XtreeE executou o projeto final e a produção da coluna de concreto. A peça acabada tem 4 metros de altura e mescla-se perfeitamente com o concreto da escola.

© Lisa Ricciotti

Para criar a estrutura, XtreeE programou um braço industrial de robô para extrudar uma mistura especial de concreto para formar o "envelope", ou camada externa, da estrutura orgânica. O envelope oco foi, então, preenchido com concreto LafargeHolcim e limado para remover o aspecto serrilhado da impressão, criando uma superfície lisa que lembra as raízes torcidas de uma árvore.

Cortesia de XtreeE

A estrutura foi impressa em partes no estúdio XtreeE e depois montada no local. O processo de impressão demorou mais de 15 horas -no entanto, uma vez que o programa de impressão é escrito, ele poderia teoricamente ser usado para produzir um grande número de suportes de concreto idênticos com menos trabalho humano do que os métodos tradicionais.

Cortesia de XtreeE

Operação: Bâtiment équipements sportifs.
Cliente: Métropole d’Aix Marseille – Territoire du Pays d’Aix
Arquiteto: Marc Dalibard Société d’Architecture
Engenharia Estrutural: Artelia
Projeto do Algoritmo: EZCT Architecture & Design Research & XtreeE
Empresa de Construção: AD Concept
Arquivos de Máquinas e Fabricação de Moldes: XtreeE
Moldagem do concreto: LafargeHolcim
UHPC Fundição: Fehr Architectural
Fotografias: Lisa Riciotti / XtreeE

Cortesia de XtreeE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Esta coluna de concreto complexa foi feita através de impressão tridimensional" [This Complex Concrete Column Was Made Using 3D-Printed Formwork] 06 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806549/esta-coluna-de-concreto-complexa-foi-feita-usando-concretagem-tridimensional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.