O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon

TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon

TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon
TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon, Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

TRIAS criou uma proposta especulativa de um museu para o MA | UA (Museum of Architecture | Utzon Archive), um espaço de exposição permanente para o arquivo do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, em Sydney, Austrália.

O arquivo de Jørn Utzon está enterrado em caixas e porões em Sydney. Este rico corpo de conhecimento - com desenhos originais, protótipos, fotografias e modelos - é um recurso público valioso, vivo com pensamentos e experimentos. No entanto, permanece inacessível e intangível para a maioria.

Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS + 18

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

Situado em uma cunha delgada adjacente ao parque urbano de“Goods Line” de Sydney, o edifício consolida e cataloga o arquivo de Utzon em um único lugar. Três pilares de proteção arquivística estão no centro do museu, com programas públicos e exposições contemporâneas acontecendo no meio.

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

Em uma escala maior, o edifício é composto por três elementos-chave: os pilares de exposição, uma sequência de visualização que se expande sobre os ideais de contraponto de Utzon e uma fachada translúcida. Além disso, o MA|UA abre-se e é permeável ao parque vizinho.

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

Arquivo e museu coexistem em um diálogo constante entre passado e presente, antigo e novo. Da mesma forma, a arquitetura do MA | UA passeia entre a escala requerida de um edifício público, e a escala humana dos objetos em exposição.

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

A proposta de MA|UA recebeu a Medalha de Design de 2015 NSW e foi selecionada para o Prêmio Archiprix de 2017.

Escritório: TRIAS

Líderes do Projeto: Jennifer McMaster, Jonathon Donnelly

Localização: Ultimo, Sydney, Austrália

Ano do Projeto: 2015

Status: Não-construído

Notícia via TRIAS.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon" [TRIAS Proposes Museum to House Jørn Utzon Archive in Sydney] 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805723/trias-propoe-museu-em-sydney-para-abrigar-arquivo-de-jorn-utzon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.