TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon

TRIAS criou uma proposta especulativa de um museu para o MA | UA (Museum of Architecture | Utzon Archive), um espaço de exposição permanente para o arquivo do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, em Sydney, Austrália.

O arquivo de Jørn Utzon está enterrado em caixas e porões em Sydney. Este rico corpo de conhecimento - com desenhos originais, protótipos, fotografias e modelos - é um recurso público valioso, vivo com pensamentos e experimentos. No entanto, permanece inacessível e intangível para a maioria.

TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon - Mais Imagens+ 13

Cortesia de TRIAS

Situado em uma cunha delgada adjacente ao parque urbano de“Goods Line” de Sydney, o edifício consolida e cataloga o arquivo de Utzon em um único lugar. Três pilares de proteção arquivística estão no centro do museu, com programas públicos e exposições contemporâneas acontecendo no meio.

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

Em uma escala maior, o edifício é composto por três elementos-chave: os pilares de exposição, uma sequência de visualização que se expande sobre os ideais de contraponto de Utzon e uma fachada translúcida. Além disso, o MA|UA abre-se e é permeável ao parque vizinho.

Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

Arquivo e museu coexistem em um diálogo constante entre passado e presente, antigo e novo. Da mesma forma, a arquitetura do MA | UA passeia entre a escala requerida de um edifício público, e a escala humana dos objetos em exposição.

Cortesia de TRIAS

A proposta de MA|UA recebeu a Medalha de Design de 2015 NSW e foi selecionada para o Prêmio Archiprix de 2017.

Escritório: TRIAS

Líderes do Projeto: Jennifer McMaster, Jonathon Donnelly

Localização: Ultimo, Sydney, Austrália

Ano do Projeto: 2015

Status: Não-construído

Notícia via TRIAS.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon" [TRIAS Proposes Museum to House Jørn Utzon Archive in Sydney] 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805723/trias-propoe-museu-em-sydney-para-abrigar-arquivo-de-jorn-utzon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.