O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. BIM versus Brexit

BIM versus Brexit

BIM versus Brexit
BIM versus Brexit, BIM vs BREXIT, @Ben_Kerckx, Licença CC0
BIM vs BREXIT, @Ben_Kerckx, Licença CC0

Uma tempestade se aproxima. No entanto, não sabemos de que modo o Brexit afetará a União Europeia do modo como a conhecemos, e diante de um panorama incerto e complicado, surgem algumas perguntas. Seremos capazes de continuar com o Objetivo 2018? Será o Brexit uma desculpa para manter as coisas como estão? Quem vai carregar o bastão, agora que o Reino Unido parece ter abandonado o barco?

Nesse sentido, durante anos o Reino Unido foi uma referência em relação à implementação do BIM. Lá foram desenvolvidos padrões e normas que tornaram o pensamento BIM necessário desde as fases iniciais do projeto. É o espelho para o qual se voltam todos os que acreditam nesta metodologia, um exemplo a ser seguido. As dificuldades que podem surgir com a saída do Reino Unido da União Europeia não podem se transformar em desculpas para paralisar um processo necessário.

Na Espanha, no entanto, alguns profissionais estão começando a percorrer um caminho que outros já percorreram há 10 anos. Pouco a pouco todos os envolvidos na construção civil vão sendo conscientizados. Ninguém coloca em dúvida as vantagens de um sistema que busca eficiência, rapidez e redução de custos, propondo uma visão holística ao projeto arquitetônico, que até pouco tempo atrás era mais um quebra-cabeças cujas peças não encaixavam muito bem. Graças ao impulso de organizações como a Building Smart, os passos parecem claros, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Com um sistema educacional ancorado no passado, margens de lucro que apenas cobrem gastos, e um sistema de financiamento insuficiente para obras públicas, como resistir à ressaca do Brexit?

Por enquanto há muitas perguntas e poucas respostas. Talvez o que está por vir confirme que o projeto do bloco era audacioso demais, talvez seja forte o bastante para suportar o golpe. O preocupante é que enquanto não se esclarecer o mapa geopolítico, o setor da arquitetura não poderá reagir. Teremos tempo o suficiente para reação? Estaremos suficientemente bem preparados?

Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "BIM versus Brexit" [BIM versus Brexit] 19 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805424/bim-versus-brexit> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.