O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Pesquisadores do MIT desenvolvem estrutura 10 vezes mais resistente que aço

Pesquisadores do MIT desenvolvem estrutura 10 vezes mais resistente que aço

Pesquisadores do MIT desenvolvem estrutura 10 vezes mais resistente que aço

Conhecido por sua leveza e propriedades de alta resistência, o grafeno tem sido prometido como o material do futuro por algum tempo. Mas dificuldades para traduzir sua resistência em duas dimensões para aplicações tridimensionais têm até agora o mantido longe do uso comum. Agora, graças à nova pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), esse futuro pode estar mais próximo do que nunca. Na última experiência, os pesquisadores descobriram como o material poderia ser moldado em forma de esponja para resistir forças 10 vezes maiores do que o aço.

A inovação vem na geometria complexa do objeto. Começando com um modelo computacional, os pesquisadores imprimiram tridimensionalmente 2 formas semelhantes em um polímero de cor magenta, um mais fino e outro com paredes e dobras mais grossas.

Eles, então, submeteram os dois modelos a testes de compressão. Inesperadamente, notou-se que o objeto mais leve foi capaz de suportar pressões maiores - isto porque as paredes mais finas permitiram que a estrutura se deformasse gradualmente, enquanto as paredes mais espessas mantiveram uma capacidade de energia de deformação mais alta, liberada de uma vez em uma performance explosiva.

Embora não sejam feitos de grafeno, estes modelos representam novas formas de pensar sobre a estrutura dos materiais.

"Você pode substituir o material em si por qualquer coisa", disse Markus Buehler, diretor de Engenharia Civil e Ambiental do MIT. "A geometria é o fator dominante."

As utilizações potenciais para a estrutura incluem o revestimento de polímeros ou partículas metálicas com grafeno usando um tratamento de calor e pressão, o que deixaria a estrutura de grafeno leve e super resistente. O MIT acredita que este material poderia ser aplicado para construir qualquer coisa, desde pontes de longo alcance até sistemas de filtragem de água ultra eficientes.

Para mais informações sobre essa pesquisa, clique aqui.

Notícia via MIT. H/T Engadget.

Seis materiais "milagrosos" que estão transformando a indústria

Produtos de Arquitetura | ArchDaily

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Pesquisadores do MIT desenvolvem estrutura 10 vezes mais resistente que aço" 03 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804598/pesquisadores-do-mit-desenvolvem-estrutura-10-vezes-mais-resistente-que-aco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.