O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017

Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017

Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017
Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017, Paulo Mendes da Rocha. Image © Morley von Sternberg. Cortesia de RIBA
Paulo Mendes da Rocha. Image © Morley von Sternberg. Cortesia de RIBA

O Royal Institute of British Architects (RIBA) premiou esta noite, 01 de fevereiro de 2017, Paulo Mendes da Rocha com a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017.

Concedida em reconhecimento ao conjunto da obra, a Royal Gold Medal é dada a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma significativa influência "seja direta ou indiretamente no avanço da arquitetura". Concedida desde 1848, entre os premiados em outros anos estão Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983) e Oscar Niemeyer (1998), único brasileiro além de Mendes da Rocha a receber a honraria. 

Nascido em Vitória-ES em 1928, Paulo mendes da Rocha obteve reconhecimento internacional por sua significativa contribuição à arquitetura. Construiu diversos edifícios culturais notáveis, grande parte inseridos no que se convencional chamar de estilo brutalista, com concreto aparente e acabamentos duros. Em 1957, concluiu sua primeira grande obra, o Clube Atlético Paulistano, que deu seguimento a outros grandes projetos, como a Capela de São Pedro (1987), o Museu Brasileiro de Escultura - MuBE (1988), a Praça do Patriarca (1992-2002), a remodelação da Pinacoteca do Estado (1993) e o Centro Cultura da FIESP (1997). 

MuBE. Image © Nelson Kon. Cortesia de RIBA
MuBE. Image © Nelson Kon. Cortesia de RIBA

Apesar de sua reputação internacional, são poucas as obras de Paulo Mendes da Rocha construídas fora do Brasil, notadamente o Pavilhão do Brasil na Expo '70 em Osaka, Japão, e o Museu Nacional dos Coches (2015) em Lisboa, Portugal.

A presidente do RIBA e presidente do comitê de seleção, Jane Duncan, comentou:

"A obra de Paulo Mendes da Rocha é muito incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais celebrados do mundo. Ele é um arquiteto com uma incrível reputação internacional, no entanto, a maioria de suas obras-primas estão construídas exclusivamente em seu país natal. Revolucionário e transformador, a obra de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura do Brasil da década de 1950 - concreto exposto e belamente trabalhado."

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon. Cortesia de RIBA
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon. Cortesia de RIBA

"Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de nível mundial e uma verdadeira lenda viva; estou muito satisfeita em oferecer a ele a Royal Gold Medal, a maior honraria mundial da arquitetura." 

Paulo Mendes da Rocha comentou:

"Após tantos anos de trabalho, é uma imensa alegria receber este reconhecimento do Royal Institute of British Architects pelas contribuições que minha obra e experimentos trouxeram ao progresso da arquitetura e sociedade. Gostaria de mandar calorosas saudações a todos aqueles que compartilha de minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e gostaria também de compartilhar este momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram em meus projetos."

Clube Atlético Paulistano. Image © Arquivo PMDR. Cortesia de RIBA
Clube Atlético Paulistano. Image © Arquivo PMDR. Cortesia de RIBA

Dentre as honrarias já recebidas por Paulo Mendes da Rocha estão o Prêmio Mies van der Rohe (2000), o Prêmio Pritzer (2006), o Leão de Ouro da Bienal de Veneza por sua trajetória (2016) e o Prêmio Imperial do Japão (2016). 

Cita: Romullo Baratto. "Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017" 01 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804503/paulo-mendes-da-rocha-recebe-a-royal-gold-medal-de-arquitetura-2017> ISSN 0719-8906
Ler comentários