Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners

Projetada em 1984 para a artista Lynn Norton e o escritor William Norton, a Casa Norton, de Frank Gehry, é conhecida pela forma excêntrica e materialidade eclética. Assim como a própria casa do arquiteto em Santa Monica, ela é um conjunto escultórico de materiais cotidianos. Os Norton haviam, de fato, visto a casa de Gehry em 1983 e aprovado sua experimentação. Um ano depois eles encarregaram-no a conceber sua residência em um terreno estreito, de frente para o mar em Venice Boardwalk. Com a comissão, Gehry continuou sua exploração de criação de arquitetura com materiais cotidianos, baixo custo e formas esculturais.

Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 2 de 6Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 1 de 6Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 3 de 6Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 4 de 6Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Mais Imagens+ 1

Formalmente, o edifício é um grupo de caixas conectadas por escadas internas e externas, com áreas de deck sobre cada volume. O piso térreo, que abriga dois dormitórios, um estúdio e uma garagem, é sutilmente afastado do muro da rua. O volume é revestidos com azulejos azuis brilhosos. O segundo pavimento, que contém os principais espaços de estar, incluindo uma cozinha e sala, é mais recuado em um esforço para manter a privacidade. Este espaço se abre para um terraço com vista para o oceano. O terceiro andar, que inclui outro dormitório e uma escada externa para o terraço, também conta com seu próprio deck.

A forma mais notável do edifício, no entanto, é o estúdio: um volume pairando sobre um pilar, acessível somente por uma escada externa. Ele enfrenta o oceano e evidencia uma grande janela panorâmica na sua fachada frontal. Persianas e pedaços de madeira instalados geometricamente sobre ele contribuem para sua semelhança com um posto salva-vidas, uma referência aplicável tanto à localização, já que são estruturas comuns na região, e ao cliente, já que William Norton foi um salva-vidas em sua juventude. Embora o estúdio conte com a melhor vista para o oceano, a maioria das janelas na casa também faceiam-no. Isso também contribui para uma melhor privacidade.

Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 4 de 6
Cortesia de LA Times (Tim Street-Porter)

A casa alcança sua coerência através da fragmentação. Não há nenhum detalhe singular que percorra todo o projeto. Em vez disso, são detalhes inusitados e contrastantes que se unem para criar um todo: "Paredes estucadas são pintadas em cores diferentes para acentuar as formas geométricas, enquanto outras seções são confrontadas com azulejos contrastantes. Uma chaminé alta, vermelha, visível através do vidro, levanta-se através da casa para perfurar uma cobertura de vidro no nível da cobertura. Uma estrutura simples composta de toras de madeira sugere uma entrada informal " (Johnson & Lewis 11). Assim como em sua própria casa, essas características díspares se fundem em uma coerência excêntrica.

Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners - Imagem 3 de 6
© Samuel Ludwig

Gehry projetou e construiu a casa de Norton com um orçamento muito enxuto. Tendo experimentado anteriormente com materiais baratos e de mercado, ele foi capaz de utilizar sua cotidianidade, e com eles, criar algo único. Usando elementos como cercas metálicas, azulejos de cozinha e escadas industriais, ele criou uma peça importante da arquitetura com recursos reduzidos.

  • Arquitetos: Gehry Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1984
  • Fotógrafo
    Fotografias:Samuel Ludwig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: C., Jonathan. "Clássicos da Arquitetura: Casa Norton / Gehry Partners" [AD Classics: Norton House / Gehry Partners] 28 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802382/classicos-da-arquitetura-casa-norton-gehry-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.