Projeto de requalificação transforma ruínas em uma casa

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

A Casa na Rua das Terras 8 projetada pelo atelier português Colectivo Cais. O projeto de ampliação e requalificação de um projeto habitacional de 210m2.

Do lote existente faziam parte uma casa de apenas um piso, um logradouro e as ruínas de um armazém anexo a tardoz. O projeto teve como principal premissa a requalificação da construção existente e a ampliação da área total da casa, através da adição de um piso superior. Conversamos com a arquiteta Marta Pavão do Colectivo Cais para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

MP: Os principais materiais são; azulejo, madeira, micro-cimento e reboco pintado na cor branca.

© Francisco Nogueira

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

MP: Penso que quando projectamos, nunca estamos sozinhos. As referências e inspirações nunca são apenas as do momento. Carregamos sempre connosco as nossas viagens; lugares visitados e experiências. No entanto, as referências mais directas e para o desenho e materiais da casa na rua das Terras foram da arquitectura contemporânea portuguesa e do modernismo brasileiro.

© Francisco Nogueira

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

MP:  Penso que quando desenhamos um espaço, a materialidade, mais ou menos conscientemente, já está presente nesse desenho. Assim, desenho e materialidade vão crescendo juntos, contaminando o projecto e definindo o sentido e conforto dos espaços.

© Francisco Nogueira

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

MP: Os materiais utilizados na casa na rua das Terras são materiais simples e característicos da arquitectura portuguesa. São materiais de fácil emprego/ execução.

© Francisco Nogueira

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

MP: Não podemos considerar que a escolha dos materiais tenha imposto alguma espécie de desafio ao projecto.

© Francisco Nogueira

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? 

MP: Penso que não. Desde o início e concepção do projecto, os materiais que efectivamente utilizámos na construção, já estavam presentes.

© Francisco Nogueira

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

MP: Através de pesquisa online; de contacto com colegas da profissão e, posteriormente, consultando o construtor escolhido para a execução da obra.

© Francisco Nogueira

Veja o projeto completo:

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Projeto de requalificação transforma ruínas em uma casa" 29 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802335/projeto-de-requalificacao-transforma-ruinas-em-uma-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.