Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 2 de 24Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 3 de 24Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 4 de 24Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 5 de 24Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Mais Imagens+ 19

Lisboa, Portugal
  • Equipe: Guilherme Bivar, Marta Pavão
  • Construção: PMJ Construções Lda
  • águas E Esgotos: Patrícia Ferreira
  • Acústica E Gás: Patrícia Ferreira
  • Climatização: Maria Ribeiro Vargas
  • Estrutura: PMP
  • Electricity: Pedro Miguel da Luz Cortes
  • Telecommunication Project: Pedro Miguel da Luz Cortes
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 16 de 24
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de requalificação e ampliação de uma moradia existente de um lote urbano, inserido numa banda de moradias do bairro de Belém, em Lisboa, Portugal.


Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 20 de 24
Corte

Do lote existente faziam parte uma casa de apenas um piso, um logradouro e as ruínas de um armazém anexo a tardoz. O projeto teve como principal premissa a requalificação da construção existente e a ampliação da área total da casa, através da adição de um piso superior.

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 24 de 24
© Francisco Nogueira

Sem prejuízo da preservação e tratamento da fachada frente existente (caracterizada por um friso superior de azulejos classificado), procedeu-se a uma reorganização livre do layout interno do piso térreo, destinado a receber o programa social da casa. O piso superior é destinado aos quartos da casa.

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 11 de 24
© Francisco Nogueira
Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 3 de 24
© Francisco Nogueira

Procedeu-se ainda à requalificação do logradouro, alterando significativamente a sua topografia, de forma a optimizar a relação da casa com as áreas externas a tardoz. O armazém anexo foi convertido num jardim murado, com um pequeno anexo de arrumos.  Desde a cota de entrada da rua das Terras até ao jardim murado, a casa desenvolve-se em patamares sequenciais, atenuando a significativa diferença de cotas existente e promovendo uma transição harmoniosa entre o interior e o exterior. A casa tem orientação solar Sudoeste-Noroeste e destina-se a uma família composta por um casal e três filhos.

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 6 de 24
© Francisco Nogueira

Na fachada da frente, optou-se pelo revestimento a azulejo vidrado cor verde esmeralda, recuperando a plasticidade das fachadas típicas daquela banda. No interior, os principais materiais de revestimento de piso e parede são; madeira, cimento afagado e envernizado, azulejo e pastilha de vidro.

Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais - Imagem 7 de 24
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na rua das Terras 8 / Colectivo Cais" [Terras 8 House / Atelier Cais] 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782307/casa-na-rua-das-terras-8-colectivo-cais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.