Projeto transforma as Torres de Satélite em mausoléus para Barragán, Goeritz e Reyes

Recordar a arte mexicana do século XX é recordar também de figuras específicas, rostos, influências que permeiam de muitas maneiras a memória dos artistas contemporâneos e suas obras. Estas referências ficaram imortalizadas em espaços, textos, obras, porém, recordar o corpo e presença de seus autores após a morte é um tema sempre em aberto. 

Apresentamos aqui um projeto conceitual do arquiteto mexicano Israel López Balan que propõe inaugurar um novo ciclo no uso e das emblemáticas Torres de Satélite, convertendo-as em mausoléus para as urnas e para a memória de Luis Barragán, Mathias Goeritz e ‘Chucho’ Reyes, que, de algum modo, contribuíram para a consolidação dessa praça.

Saiba mais a seguir.

Projeto transforma as Torres de Satélite em mausoléus para Barragán, Goeritz e Reyes - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Israel López Balan

Do autor.

A arquitetura emocional é um estilo de arquitetura moderna concebido nos anos 1950 que se apropria do espaço, cor e luz para criar edifícios que proporcionam a meditação e reflexão. Foi concebida pelo arquiteto Luis Barragán e o escultor e pintos Mathias Goeritz, que estavam frustrados com a frieza do funcionalismo na modernidade. Em 1954, Barragán e Goeritz publicaram o Manifesto da Arquitetura Emocional, onde advogam pela necessidade de elevação espiritual que deveria estar contida em toda a arquitetura.

Cortesia de Israel López Balan

As Torres de Satélite, primeiras esculturas dessa escala no México e um grande exemplo da arquitetura emocional, começaram a ser projetadas em 1957 a partir de ideias de Barragán, do pintor Jesús Reyes Ferreira e de Mathias Goeritz. O projeto original contemplava a construção de sete torres, a mais alta atingindo 200 metros de altura, porém, um corte no orçamento obrigou a uma redução na composição; finalmente, o projeto foi construído com 5 torres de alturas variadas, entre 30 e 52 metros.

Cortesia de Israel López Balan

Com isso em mente, propomos o uso do espaço interno das torres como mausoléus onde serão depositadas as urnas com as cinzas de Barragán, Goeritz e Reyes, homenageando, assim, o legado artístico destes mestres. 

Cortesia de Israel López Balan
Cortesia de Israel López Balan

Propomos designar uma função distinta a cada uma das torres desta escultura urbana que não altere sua natureza artística, mas ative um percurso sequencial através da praça. A torre mais baixa terá uma capela que conserva o espírito místico-religioso de seus criadores. Três torres serão dedicadas aos mausoléus para os artistas. A torre mais alta oferecerá um espaço onde as pessoas poderão apreciar a cidade inteira, como um símbolo de ascensão mística. 

Cortesia de Israel López Balan
Cortesia de Israel López Balan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Morfín, Mely. "Projeto transforma as Torres de Satélite em mausoléus para Barragán, Goeritz e Reyes" [Este proyecto transforma las Torres de Satélite en mausoleos para Barragán, Goeritz y Reyes] 26 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802083/projeto-transforma-as-torres-de-satelite-em-mausoleus-para-barragan-goeritz-e-reyes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.