O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau

Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau

Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau
Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau, Pierre Chareau, interior da Maison de Verre, 1928–32, Paris. Imagem © Mark Lyon. From the 2016 Organizational Grant to The Jewish Museum for "Pierre Chareau: Modern Architecture and Design."
Pierre Chareau, interior da Maison de Verre, 1928–32, Paris. Imagem © Mark Lyon. From the 2016 Organizational Grant to The Jewish Museum for "Pierre Chareau: Modern Architecture and Design."

Conhecido por sua colaboração na lendária Maison de Verre, o arquiteto e designer de interiores francês Pierre Chareau é um célebre artista citado por Richard Rogers e Jean Nouvel como uma grande influência em suas obras.

Concluída em 1932, Maison de Verre - ou "Casa de Vidro" - se tornou um grande exemplo da arquitetura moderna, apesar do fato de poucas pessoas realmente terem visto este tesouro escondido, localizado na Rive Gauche de Paris.

Embora seu trabalho esteja atualmente em alta cota, Chareau teve uma carreira tumultuada, com grandes variações entre sucessos e fracassos.

Com base em um artigo de destaque Cultive Magazine sobre o designer, compilamos uma lista de fatos sobre a vida e obra de Chareau que mostram a montanha-russa que foi seu percurso.

Leia, a seguir, as 10 coisas que você não sabia sobre Pierre Chareau.

1. Chareau reprovou em seus exames de admissão na École des Beaux-Arts em Paris.

2. Após ter reprovado, Chareau conseguiu um emprego em um  fabricante de móveis britânico com sede em Paris e, de aprendiz, passou a chefe de design.

© Wikimedia user: Subrealistsandu
© Wikimedia user: Subrealistsandu

3. Em meados dos anos 1920, Chareau abriu duas lojas em Paris, uma que vendia almofadas e objetos, e outra que vendia móveis e artefatos para iluminação.

4. Anos antes de ser contratado para construir a Maison de Verre para o Dr. Jean Dalsace, Chareau projetou para ele um estúdio e quarto.

© Wikimedia user: Subrealistsandu
© Wikimedia user: Subrealistsandu

5. Em colaboração com o arquiteto modernista Robert Mallet-Stevens, Chareau desenvolveu mobiliário para três filmes franceses do diretor Marcel L'Herbier.

6. Chareau também se dedicou ao teatro, projetando cenários para a produção de Edmond Fleg de Merchant de Paris na Comédie Française em 1929.

7. Juntamente com sua esposa, Dollie, Chareau organizou salões para celebrados artistas, escritores e músicos de seu tempo.

8. Uma vez concluída, a Maison de Verre de Chareau recebeu eventos com a participação de Max Ernst, Joan Miró, Louis Aragão, Paul Éluard, André Breton, entre outros.

© Wikimedia user: Subrealistsandu
© Wikimedia user: Subrealistsandu

9. Após migrar para Nova York a partir de Paris, Chareau projetou a Casa Motherwell em 1946. A má divulgação do projeto ocasionou um declínio no trabalho para o designer, então ele começou a ganhar dinheiro dando aulas de cozinha para americanos abastados e vendendo obras de arte de sua coleção pessoal .

10. Na década de 1950, Chareau tentou expor seu trabalho no MoMA, mas foi rejeitado pelo diretor de arquitetura do museu, Philip Johnson.

© Wikimedia user: Subrealistsandu
© Wikimedia user: Subrealistsandu

Uma exposição sobre Chareau, projetada por Diller Scofidio + Renfro, estará em exibição no Museu Judaico em Nova York até 26 de março de 2017.

Saiba mais sobre Chareau no artigo publicado pela Cultured Magazine, aqui

Via Cultured Magazine.

Ver a galeria completa

Cita: Santos, Sabrina. "Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau" [10 Things You Didn't Know About Modern Icon Pierre Chareau] 26 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802081/dez-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-mestre-modernista-pierre-chareau> ISSN 0719-8906