Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes

Lançado em 2007, o Buckminster Fuller Challenge ganhou rapidamente a reputação, quando a Revista Metropolis chamou de "Maior prêmio de projetos socialmente responsáveis". Este ano, pela primeira vez, uma categoria de estudantes foi revista separadamente das propostas gerais, entretanto baseado nos mesmos critérios: abrangência, viabilidade, reprodutibilidade, responsabilidade ecológica e o quanto o projeto é verificável e antecipatório. Estudantes do Centre for Human Habitat and Alternative Technology (CHHAT) conquistaram o prêmio com suas cúpulas modulares, flexíveis, feitas de materiais naturais, locais ou reciclados.

Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes - Mais Imagens+ 7

CHHAT é uma iniciativa liderada por estudantes fundada na Vadodara Design Academy em Gujarat, na Índia. Os participantes de seus projetos abrangem todos os cinco anos do programa de arquitetura da academia, bem como mentores acadêmicos e profissionais, liderados pelo professor Nirav Hipara. O co-fundador Sapan Hirpara, atualmente estudante na Universidade CEPT em Ahmedabad, Índia, submeteu o programa ao desafio na esperança de que seus projetos para abrigos rapidamente implantáveis pudessem ajudar a tornar as habitações negligenciadas mais funcionais e econômicas.

Cortesia de CHHAT

Atualmente, as cúpulas estão sendo utilizadas para atender necessidades imediatas no Campus da Academia Vadodara, mas visam servir como espaços temporários para atividades rurais e agrárias, bem como abrigos para trabalhadores migrantes desabrigados e pessoas que vivem em áreas urbanas informais. Seu tempo de construção curto também os torna ideais para abrigos de emergência após desastres naturais, como inundações ou terremotos. Além disso, as estruturas de bambu podem continuar a ser usadas como áreas comuns nas escolas, ou como espaços de exposição ou acampamentos médicos.

Cortesia de CHHAT

Conexões de aço ligam as estruturas de bambu, que são então cobertas com esteiras de bambu e uma camada de isopor isolante e, finalmente, revestidas em uma folha flexível de PVC impermeável. Abrangendo todo o perímetro da cúpula há uma fenda com quase a altura de uma pessoa, proporcionando um ambiente bem ventilado e uma atmosfera aberta. O esqueleto de bambu do projeto pode ser construído em cerca de cinco horas e meia, levando mais quatro horas para ser completamente coberto e pronto para ser habitado. CHHAT também desenvolveu uma tenda para menos habitantes, além da cúpula comunal, que leva apenas dez minutos para montar. No entanto, as coberturas circulares permanecem seu foco e especialização, tendo estudado e construído várias alternativas de cúpula nos últimos seis anos, culminando em sua submissão no Fuller Challenge.

Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Os materiais de origem local e as ferramentas fáceis de usar tornaram possível para os alunos envolverem artesãos regionais que podem contribuir para o programa, demonstrando como um bom projeto pode reunir comunidades e contribuir à sociedade. Esperamos que estas vantagens das cúpulas geodésicas permitam que as estruturas temporárias tenham sucesso em áreas onde os artesãos podem não estar disponíveis, ampliando as possibilidades para quem não tem algumas de nossas necessidades humanas mais básicas: segurança, proteção e abrigo. 

Cortesia de CHHAT

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes" [Adaptable Bamboo Geodesic Domes Win the Buckminster Fuller Challenge Student Category 2016] 17 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801676/geodesica-adaptavel-de-bambu-vence-o-buckminster-fuller-challenge-2016-para-estudantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.