O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes

Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes

Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes
Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes, Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Lançado em 2007, o Buckminster Fuller Challenge ganhou rapidamente a reputação, quando a Revista Metropolis chamou de "Maior prêmio de projetos socialmente responsáveis". Este ano, pela primeira vez, uma categoria de estudantes foi revista separadamente das propostas gerais, entretanto baseado nos mesmos critérios: abrangência, viabilidade, reprodutibilidade, responsabilidade ecológica e o quanto o projeto é verificável e antecipatório. Estudantes do Centre for Human Habitat and Alternative Technology (CHHAT) conquistaram o prêmio com suas cúpulas modulares, flexíveis, feitas de materiais naturais, locais ou reciclados.

Cortesia de CHHAT Cortesia de CHHAT Cortesia de CHHAT Cortesia de CHHAT + 12

CHHAT é uma iniciativa liderada por estudantes fundada na Vadodara Design Academy em Gujarat, na Índia. Os participantes de seus projetos abrangem todos os cinco anos do programa de arquitetura da academia, bem como mentores acadêmicos e profissionais, liderados pelo professor Nirav Hipara. O co-fundador Sapan Hirpara, atualmente estudante na Universidade CEPT em Ahmedabad, Índia, submeteu o programa ao desafio na esperança de que seus projetos para abrigos rapidamente implantáveis pudessem ajudar a tornar as habitações negligenciadas mais funcionais e econômicas.

Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Atualmente, as cúpulas estão sendo utilizadas para atender necessidades imediatas no Campus da Academia Vadodara, mas visam servir como espaços temporários para atividades rurais e agrárias, bem como abrigos para trabalhadores migrantes desabrigados e pessoas que vivem em áreas urbanas informais. Seu tempo de construção curto também os torna ideais para abrigos de emergência após desastres naturais, como inundações ou terremotos. Além disso, as estruturas de bambu podem continuar a ser usadas como áreas comuns nas escolas, ou como espaços de exposição ou acampamentos médicos.

Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Conexões de aço ligam as estruturas de bambu, que são então cobertas com esteiras de bambu e uma camada de isopor isolante e, finalmente, revestidas em uma folha flexível de PVC impermeável. Abrangendo todo o perímetro da cúpula há uma fenda com quase a altura de uma pessoa, proporcionando um ambiente bem ventilado e uma atmosfera aberta. O esqueleto de bambu do projeto pode ser construído em cerca de cinco horas e meia, levando mais quatro horas para ser completamente coberto e pronto para ser habitado. CHHAT também desenvolveu uma tenda para menos habitantes, além da cúpula comunal, que leva apenas dez minutos para montar. No entanto, as coberturas circulares permanecem seu foco e especialização, tendo estudado e construído várias alternativas de cúpula nos últimos seis anos, culminando em sua submissão no Fuller Challenge.

Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Os materiais de origem local e as ferramentas fáceis de usar tornaram possível para os alunos envolverem artesãos regionais que podem contribuir para o programa, demonstrando como um bom projeto pode reunir comunidades e contribuir à sociedade. Esperamos que estas vantagens das cúpulas geodésicas permitam que as estruturas temporárias tenham sucesso em áreas onde os artesãos podem não estar disponíveis, ampliando as possibilidades para quem não tem algumas de nossas necessidades humanas mais básicas: segurança, proteção e abrigo. 

Cortesia de CHHAT
Cortesia de CHHAT

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Ariana Zilliacus
Autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "Geodésica adaptável de bambu vence o Buckminster Fuller Challenge 2016 para estudantes" [Adaptable Bamboo Geodesic Domes Win the Buckminster Fuller Challenge Student Category 2016] 17 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801676/geodesica-adaptavel-de-bambu-vence-o-buckminster-fuller-challenge-2016-para-estudantes> ISSN 0719-8906