O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari

Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari

  • 19:00 - 5 Dezembro, 2016
Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari
Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari, Capa do livro de Mauro Calliari, lançamento da BEI Editora
Capa do livro de Mauro Calliari, lançamento da BEI Editora

BEĨ EDITORA LANÇA O LIVRO “ESPAÇO PÚBLICO E URBANIDADE EM SÃO PAULO” DE MAURO CALLIARI

No próximo dia 14/12 a BEĨ Editora lança o livro Espaço Público e Urbanidade em São Paulo, de Mauro Calliari, Doutorando da FAU-USP com foco em História dos Espaços Públicos, autor do blog “Caminhadas Urbanas”, do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Arq.Futuro. O lançamento acontecerá na Livraria da Vila, na Vila Madalena, com mini palestra do autor e sessão de autógrafos, tudo aberto ao público.

O livro se propõe a responder três grandes questões ligadas à convivência nas metrópoles atuais: o que é um bom espaço público, por que o espaço público é tão importante atualmente e qual a relação histórica de São Paulo com seus espaços públicos. Para Calliari, há uma mudança em curso na apropriação destes espaços em São Paulo, um momento histórico de inflexão, que está no cerne da obra.

Segundo o autor, que atua na área de mobilidade a pé e é membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo, “há uma evidente preocupação das pessoas na retomada do uso do espaço público: movimentos de ocupação de praças e ruas, debates acalorados sobre a destruição dos símbolos da cidade dividida, como o Minhocão, a retomada do carnaval de rua, os parklets, as ciclovias, o Plano Diretor e vários outros exemplos”. Para Calliari, muitas vezes esses debates se ressentem da falta de uma base comum sobre a história da cidade e as implicações das decisões tomadas ao longo de suas gestões.

Mas o fenômeno de São Paulo não é isolado. “Várias cidades ao redor do mundo estão rediscutindo o papel do carro, a importância de seus espaços, a preservação do patrimônio e até botando abaixo viadutos em nome da urbanidade. A sugestão de uma base de conhecimento comum sobre o espaço público e sobre a história da cidade é o ponto de partida desse livro”, explica.

Uma abordagem diferente

Em cinco capítulos, o livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” conversa com estudantes, gestores públicos, ongueiros, sociedade civil e interessados traz um ponto de vista que não tem medo de resolver as questões mais importantes a partir de uma visão histórica, mas com uma grande dose de atualidade.

Pressupostos de bons espaços públicos, o entendimento da importância dos espaços de convivência ao longo da história, a vivência de pessoas diferentes no mesmo espaço estimulando a formação da identidade individual e como São Paulo assiste a um resgate da urbanidade, que pode permiti-la dar um salto em termos de capacidade de convivência no espaço público nos próximos anos são temas presentes. Coração do livro, o capítulo “A relação de São Paulo com seus espaços públicos ao longo do tempo” aborda a história de São Paulo a partir do ponto de vista da relação com seus espaços públicos, a fim de entender como a cidade chegou a produzir espaços de alta qualidade que foram abandonados durante décadas.Os espaços mais emblemáticos dessa mudança foram retratados pelo fotógrafo Tiago Queiroz, do jornal O Estado de S.Paulo.

Espaço Público e Urbanidade em São Paulo
Autor | Mauro Calliari
Edição bilíngue (português |inglês)
Preço: R$75

LANÇAMENTO DO LIVRO
Data: 14 de dezembro de 2016
Local: Livraria da Vila – R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo
Horário: 18h às 22h
Palestra pocket com o autor entre 19h30 e 20h.

INFORMAÇÕES
BEĨ | Ana Paula Guerra | Tel.: (11) 3089-8860
www.bei.com.br

RELAÇÕES COM A IMPRENSA
COBOGÓ RELAÇÕES PÚBLICAS – www.rpnacobogo.com.br
PEDRO SCABIM – pedro@rpnacobogo.com.br
LIVIA ESTEVES – livia@rpnacobogo.com.br

SOBRE A BEĨ
A palavra BEĨ – “um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

  • Título

    Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    BEI Editora
  • De

    14 de Dezembro de 2016, 18:00
  • Até

    14 de Dezembro de 2016, 22:00
  • Onde

    Livraria da Vila - Fradique Coutinho
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo" de Mauro Calliari" 05 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800875/lancamento-do-livro-espaco-publico-e-urbanidade-em-sao-paulo-de-mauro-calliari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.