Arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa se recusa a apoiar o projeto para o Guggenheim Helsinki

Em comentário ao Architect's Journal, o arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa - jurado do Prêmio Pritzker 2014 - demonstrou preocupação em relação aos planos do Guggenheim de construir uma nova filial na cidade de Helsinki.

O projeto enfatiza uma visão consumista e turística da arte em detrimento da tarefa cultural e humana da arte. Em vez de reforçar as tradições e práticas artísticas locais, o projeto reforça a já duvidosa globalização e comercialização da arte. Os fundos públicos poderiam claramente ser usados de maneira mais inovadora e eficiente para apoiar a cultura artística finlandesa.

A crítica de Pallasmaa vem na esteira da recente sugestão de Anders Adlercreutz, arquiteto e membro do Parlamento Finlandês, e Jonathan Glancey, crítico de arquitetura, de que um segundo concurso deveria ser realizado para um novo projeto em um local diferente. Eles afirmaram que a proposta vencedora de Moreau Kusunoki Architect é o "edifício errado para o terreno errado", publicou o AJ.

Veja a opinião de Pallasmaa na íntegra e saiba mais sobre a polêmica do Guggenheim Helsinki na página do Architects' Journal.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa se recusa a apoiar o projeto para o Guggenheim Helsinki" [Finnish Architect Juhani Pallasmaa Refuses to Support Guggenheim Helsinki Project] 03 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800342/arquiteto-finlandes-juhani-pallasmaa-se-recusa-a-apoiar-o-projeto-para-o-guggenheim-helsinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.