O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça
A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça , © Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

Escadas helicoidais geralmente são projetadas para atrair olhares; pontos focais na arquitetura, elas têm como objetivo impressionar quem por elas passa. Mas, mesmo em comparação com escadas similares, esta escada desenvolvida pela Webb Yates Engineers e The Stonemasonry Company é extraordinariamente audaciosa. Desenvolvida para um projeto residencial do escritório RAL Architects em Formby, Reino Unido, cada degrau da escada de 4,6 metros de diâmetro é composto de um único bloco de pedra, passando a impressão de leveza e falta de gravidade na medida em que a estrutura faz seu percurso ascendente. 

© Agnese Sanvito © Agnese Sanvito © Agnese Sanvito Cortesia de Webb Yates Engineers + 17

Cortesia de Webb Yates Engineers
Cortesia de Webb Yates Engineers

O segredo do projeto está nos dois cabos de aço de 12,9 mm de diâmetro que passam pelo centro da escada. Após o posicionamento de todos os degraus, estes cabos foram protendidos e resistem a uma carga de até 150 KN (quilonewton).

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

"Protender uma escada de pedra que rotaciona 320° é um problema muito mais complicado e requer modelagem 3D e análises de cada elemento, bem como uma compreensão total dos princípios estruturais em ação." 

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

Para diminuir a carga vertical da escada - e, simultaneamente, fazê-la parecer mais esbelta e graciosa - os degraus foram perfilados para que suas bordas sejam mais finas, com uma "espinha" mais robusta no centro. Isso reduz o peso próprio da escada (para apenas 150 Kg por degrau) e direciona a maior parte da carga para a espinha central, onde os cabos protendidos estão localizados.

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

Para garantir o sucesso do projeto, Webb Yates mesmo construiu um modelo com 70% do tamanho real da escada e que completava 180° de rotação, que foi testado estruturalmente até entrar em colapso. 

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

Uma vez concluída a fase de projeto, a The Stonemasonry Company cortou as degraus a partir de modelos CAD 2D. A instalação da escada in loco levou 8 semanas, incluindo o tempo necessário para a montagem e remoção de uma parede temporária que serviu de escora para o posicionamento e tensionamento dos degraus de pedra.  

© Agnese Sanvito
© Agnese Sanvito

Para Webb Yates, construir a escada com pedra maciça foi mais que apenas um exercício no sentido de levar a engenharia a seus limites. Caso a escada tivesse sido criada em aço ou concreto, a energia incorporada no processo teria sido muito maior, o que faz da pedra uma opção mais ecológica. E, embora fosse possível construir a escada com outro material e, posteriormente, revesti-la de pedra, isso implicaria custos muito elevados com corte de pedra e tempo em canteiro, assim, a pedra maciça se mostrou também uma opção economicamente mais viável. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça " [See The Engineering Behind This Floating, Award-Winning Stone Helical Stair] 01 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800331/a-engenharia-por-tras-de-uma-escada-helicoidal-de-pedra-macica> ISSN 0719-8906
Ler comentários