Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura apresenta-se na Bienal de Veneza

O projeto e a programação para 2017 da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura vão ser formalmente apresentados no próximo dia 25 de novembro, na Bienal de Veneza, no âmbito da sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016.

A Casa da Arquitectura, recorde-se, abrirá portas no próximo ano, em Matosinhos, no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola, sendo as obras em curso hoje informalmente visitadas pelo Primeiro-Ministro, António Costa. A sessão de apresentação decorrerá pelas 17 horas, na Università Iuav di Venezia, e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, do Diretor Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, de Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, comissários de “Poder Arquitetura”, a exposição inaugural da Casa da Arquitectura, e de Roberto Cremascoli, comissário do programa paralelo à exposição.

Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura

Com inauguração prevista para o final da primavera do próximo ano, “Poder Arquitetura” apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo se ordena. Entre os projetos selecionados contam-se obras de Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Herzog & De Meuron, João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati, Vijitha Basnayake e Witherford Watson Mann.

A sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na Biennale incluirá também um debate sobre os encontros das arquiteturas de Portugal e da Itália, que juntará Álvaro Siza Vieira e Vittorio Gregotti, com moderação de Alberto Ferlenga.

A representação portuguesa na Bienal de Veneza é, refira-se, organizada pela Direção Geral das Artes e pela Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli.

A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é parceira institucional do evento de encerramento. A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura apresenta-se na Bienal de Veneza" 21 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799711/casa-da-arquitectura-centro-portugues-de-arquitectura-apresenta-se-na-bienal-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.