![](https://images.adsttc.com/media/images/5829/8f55/e58e/cead/9200/0153/newsletter/Collage.jpg?1479118665)
Linhas de visão da plateia, acústica e acessibilidade fazem da disposição dos assentos de teatros uma grande e precisa arte. Como parte de seu conjunto de recursos online para arquitetos e designers, a equipe do Theatre Solutions Inc (TSI) compilou um catálogo com 21 exemplos de layouts de assentos de teatro. Cada layout é bem detalhado, com informações sobre o número de assentos, área de piso destinada a eles e espaçamento entre filas. Estes layouts se dividem em três formas gerais; e para complementar esta informação, juntamente com diagramas da TSI, nós incluímos os prós e contras de cada tipo, bem como exemplos de projetos que utilizam cada formato. Saiba mais a seguir.
1. Palco Italiano
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3a37/e58e/ce6c/e800/0163/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-17.jpg?1479293484)
No Palco Italiano, a plateia inteira está virada para o palco na mesma direção. As linhas de visão são simples, o que torna esta organização excelente para a projeção de filmes, palestras e apresentações. Este layout se encaixa bem em plantas retangulares convencionais.
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3a1c/e58e/cee4/0500/0187/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-13.jpg?1479293456)
No entanto, esta forma não permite estabelecer uma relação mais próxima entre artista e espectador. Teatros assim também não podem ser muito grandes devido aos limites de acústica.
Exemplos:
Centro de Artes Performáticas Blyth / Stevens Lawson Architects
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3c65/e58e/ce6c/e800/016c/newsletter/The_Blyth_08_%C2%A9_Mark_Smith.jpg.jpg?1479294044)
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3c5a/e58e/cee4/0500/0196/newsletter/stringio.jpg?1479294037)
Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects
![](https://images.adsttc.com/media/images/5829/8e3d/e58e/cead/9200/014e/newsletter/municipal_theatre_of_guarda_fernando_guerra.jpg?1479118393)
2. Organização Radial
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3ac0/e58e/cee4/0500/018f/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-9.jpg?1479293619)
Nesta organização, os assentos do teatro são posicionados dentro de um ângulo de 130 graus. Isso traz o público para mais perto do artista, estabelecendo uma experiência mais íntima.
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3ad0/e58e/ce6c/e800/0167/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-14.jpg?1479293637)
Esta angulação torna a organização mais adequada a apresentações com base na fala. Projeções de filmes seriam complicadas nestes espaços, com telas que exigem posicionamento adequado.
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3b19/e58e/ce6c/e800/0169/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-19.jpg?1479293708)
Exemplos:
Grande Teatro Nacional da China / Paul Andreu
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3ce2/e58e/ce6c/e800/016d/medium_jpg/stringio_(1).jpg?1479294174)
Teatro Ulumbarra / Y2 Architecture
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3cd9/e58e/cee4/0500/0197/newsletter/Ulumbarra_Theatre_0691-2880.jpg?1479294163)
Sala de Concertos Limoges / Bernard Tschumi Architects
![](https://images.adsttc.com/media/images/5829/8e1d/e58e/ce41/4900/0245/newsletter/limoges_tschumi.jpg?1479118361)
3. Arena ¾
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3b72/e58e/ce6c/e800/016a/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-2.jpg?1479293797)
Arenas ¾ permitem um ângulo de visão entre 180 e 270 graus. Os contatos auditivo e visual entre o espectador e o artista são melhorados, e já que os membros da plateia podem ver uns aos outros, a sensação de inclusão é ainda maior.
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3b82/e58e/cee4/0500/0195/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-7.jpg?1479293814)
No entanto, apresentações de filmes convencionais são quase impossíveis e exigiria um posicionamento de tela alternativo, como uma série de telas menores dispostas por todo o espaço.
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3b93/e58e/ce6c/e800/016b/newsletter/21-Seating-Layout-Examples-TSI-21.jpg?1479293831)
Exemplos:
Teatro Han Show / Stufish Entertainment Architects
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3d13/e58e/ce6c/e800/016e/newsletter/Han_Show_Theare_Stufish_image_3.jpg?1479294219)
Teatro Dee and Charles Wyly / REX + OMA
![](https://images.adsttc.com/media/images/582c/3d1e/e58e/ce6c/e800/016f/newsletter/stringio_(2).jpg?1479294234)
Teatro Hardelot / Studio Andrew Todd
![](https://images.adsttc.com/media/images/5829/8e2f/e58e/cead/9200/014d/newsletter/hardelot.jpg?1479118377)
4. Outras opções de layout
Enquanto os três tipos acima tendem a ser as formas mais comuns de disposição dos assentos, eles não são de forma alguma os únicos. Outras opções incluem arenas com assentos em 360° em torno do palco, comuns em teatros de grande escala como o Royal Albert Hall, e o estilo escalonado, em que os assentos estão dispostos blocos em cascata de diferentes níveis, incluindo a parte traseira do palco, como pode ser visto na Elbphilharmonie de Hamburgo.
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Ou ainda mais diferente, o Teatro Bijlmer Park é um híbrido entre o Palco Italiano e a Arena ¾, com assentos flexíveis e removíveis, enquanto que o projeto A Onda apresenta uma organização interna que combina com seu nome.
Para mais detalhes sobre projetar auditórios, incluindo informações tais como espaçamento de assentos e a inclinação do auditório, veja artigo completo do TSI aqui.
Publicado originalmente em 16 de novembro de 2016; atualizado em 4 de novembro de 2019.