Agora Theatre / UNStudio

Agora Theatre / UNStudio - Mais Imagens+ 31

Lelystad-Haven, Países Baixos
  • Arquitetos: UNStudio; UNStudio em colaboração com B + M, Den Haag
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Hafkon, Hunter Douglas Architectural (Europe)

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Agora Theatre é extremamente colorido, um lugar decididamente otimista. O edifício faz parte do plano diretor de Lelystad, elaborado por Adriaan Geuze, que visa revitalizar o pragmático e modesto centro da cidade. O teatro responde à missão permanente de revigorar e recuperar as cidades pós-guerra holandesas, concentrando-se na função arquetípica de um teatro: o de criar um mundo de artifício e encantamento. Ambas paredes, internas e externas, são facetadas a fim de reconstruir a experiência caleidoscópica do mundo do palco, onde você nunca tem certeza do que é real e do que não é. O drama e a performance do Agora Theatre não são restritos ao palco e à noite, mas são estendidos para a experiência urbana e para o dia.

Corte 01

A tipologia do teatro é fascinante em si, mas Ben van Berkel, que tem um interesse especial na forma como edifícios se comunicam com as pessoas e por isso, objetiva explorar o elemento performático do teatro e da arquitetura em geral, muito além de seu funcionamento convencional. Como ele declarou recentemente: "O produto da arquitetura pode, pelo menos em parte, ser entendido como uma performance ao vivo sem fim. Como o projeto arquitetônico se transforma, ele torna-se resumido, concentrado e ampliado, torna-se cada vez mais diversificado e sem escamas, tudo isso acontece na interação com a audiência massiva, ao vivo. Hoje, mais do que nunca, sentimos que a especificidade da arquitetura não está contida em qualquer aspecto do objeto. A verdadeira natureza dela é encontrada na interação entre o arquiteto, o objeto e o público, criando e proliferando o efeito do projeto arquitetônico, um desdobramento continuo para além do seu desenvolvimento no estúdio de projeto e na sua utilização pública subsequente. "(Ben van Berkel e Caroline Bos, modelos de design, Thames & Hudson, 2006).

© Christian Richters

Os contornos facetados do teatro têm uma longa história na obra do UNStudio e Van Berkel & Bos Architectuurbureau. Neste caso, a envolvente é criada, em parte, pela necessidade de colocar os dois auditórios tão distantes, um do outro, quanto possível por razões acústicas. Assim, um maior e um menor espaço teatral, uma torre de palco, vários foyers interligados e separados, numerosos camarins, salas multifuncionais, um café e um restaurante estão todos reunidos em um volume que se projeta de forma dramática em várias direções. Esta envolvente facetada também resulta em uma silhueta mais uniforme; o bloco técnico, contendo a maquinaria de palco, que poderia ter sido um obstáculo visual na cidade, agora está bem incorporado. Todas as fachadas têm ângulos agudos e elementos salientes, que são cobertos por chapas de aço e vidro, muitas vezes em camadas, em tons de amarelo e laranja. Estas saliências criam lugares onde o espetáculo de exibição continua fora do palco e os papéis de artista e espectador são invertidos. O foyer dos artistas, por exemplo, está acima da entrada, permitindo a eles poder ver o público se aproximar do teatro a partir de uma grande janela inclinada.

© Iwan Baan

No interior, o colorido dos elementos salientes crescem em intensidade; um corrimão executado como cascata de cor rosa acompanha a escadaria principal e enrola-se em todo o vazio no centro do grande foyer no primeiro andar e depois se estende até a parede e cobertura, opticamente mudando de cor o tempo todo de violeta, vermelho e cereja para quase branco. O teatro principal é todo em vermelho. Excepcionalmente para uma cidade deste tamanho, o palco é muito grande, permitindo a realização de grandes produções internacionais. As dimensões íntimas do próprio auditório são enfatizadas pela varanda em forma de ferradura e pelas formas vibrantes e as sombras dos painéis acústicos. 

© Iwan Baan

O teatro é o mais recente ponto de interesse de Ben van Berkel expressado no desejo de explorar a atratividade, como esta citação de uma publicação recente diz: "O objetivo da nossa arquitetura é intensificar o olhar para inspirar pensamentos e imagens e, assim, torná-lo atrativo para que as pessoas fiquem mais tempo e retornem para os lugares que projetamos para elas. Mantê-lo leve e quase científico é a nossa política; as manobras inventadas para intensificar o olhar estão diretamente relacionadas aos ingredientes tradicionais da arquitetura: construção, luz, circulação, e assim por diante "(Ben van Berkel e Caroline Bos, After Image, 2006). O arquiteto considera o Agora Theatre um dos projetos mais desafiadores de sua carreira, resultando em invenções inusitadas e altamente criativas, como o próprio corrimão.

© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lelystad, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Agora Theatre / UNStudio" [Theatre Agora / UNStudio] 26 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758939/agora-theatre-unstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.