Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects

Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Fachada, JanelaTeatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - FachadaTeatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Mesa, CadeiraTeatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Imagem 5 de 32Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Mais Imagens+ 27

  • Engenharia Estrutural: Augusto Xavier R. Pinto
  • Empreiteira: EDIFER / MRG
  • Cliente: Câmara Municipal da Guarda
  • Diretor De Projeto: Carlos Jorge Coelho Veloso
  • Equipe De Projeto: Rui Filipe Coelho Veloso, Francisco Faria, Carla Antunes
  • Cidade: Guarda
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Tijolo, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Municipal de Guarda - TMG se localiza em Guarda, no interior de Portugal. Os edifícios ficam na região central da cidade, a sul dos limites da cidade antiga. O terreno está inserido no tecido urbano, mas não se relaciona diretamente ao espaços públicos adjacentes. O projeto propõe um caráter contextualista aparentemente invisível. Os novos edifícios foram concebidos para este local em particular, ocupando o espaço e se relacionando à infraestrutura urbana existente.

Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

O complexo é composto por dois edifícios diferentes e autônomos, impondo uma certa independência no modo como se relacionam com o ambiente circundante. Não há vistas diretas para a cidade, já que os edifícios se abrem visualmente para uma paisagem mais distante. O bloco mais "pesado" em termos de cromáticos e formais, está em contato direto com a realidade urbana em contante mudança. O outro volume, menor, é recoberto com vidro  e cria um contraponto ao primeiro bloco. Uma certa cumplicidade e reinvenção de linhas e formas foi estabelecida entre o contexto do entorno e a disposição dos novos edifícios. A implantação dos blocos cria espaços externos diferenciados mas não fragmentados, permitindo diversas apropriações. 

Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Os edifícios constroem uma dependência tectônica do lugar, mostrando um desejo de revelar suas características formais específicas baseadas em seu próprio conteúdo. Os materiais das fachadas variam entre painéis de concreto reforçado com fibra de vidro, granito e vidro.

Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects  - Imagem 25 de 32
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:6300 Guarda, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects " 11 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601547/teatro-municipal-de-guarda-slash-ava-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.