O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Estes são os 20 finalistas do Prêmio 'Oscar Niemeyer' para a arquitetura latino-americana 2016

Estes são os 20 finalistas do Prêmio 'Oscar Niemeyer' para a arquitetura latino-americana 2016

Estes são os 20 finalistas do Prêmio 'Oscar Niemeyer' para a arquitetura latino-americana 2016

O Prêmio “Oscar Niemeyer” para a Arquitetura Latino-americana surge como uma das iniciativas fundamentais da Red de Bienales de Arquitectura de América Latina -REDBAAL-, para reconhecer o melhor da produção arquitetônica, em momentos de um indiscutível valorização e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional.

O prêmio é batizado com o nome de um arquiteto icônico para a América Latina: Oscar Niemeyer, cuja obra tem sido valorizada e é reconhecida no Brasil, na América Latina e no mundo. O prêmio conta com o aval da Fundação Oscar Niemeyer, com quem a REDBAAL assinou o correspondente convênio de cooperação interinstitucional em 14 de Novembro de 2014.

O Prêmio

Hoje a arquitetura é um feito cultural, e como tal, participa cada vez mais das atividades de um mundo globalizado. Por isso, nosso raio de ação como profissionais da arquitetura se amplia e difunde com os meios de comunicação e nos permite uma integração regional, continental e mundial.

Para consolidar esta integração, devemos abrir nossas fronteiras e unirmos com nossos vizinhos, com um critério amplo, a partir do respeito de nossas tradições culturais, que condicionam uma maneira de pensar, de ver e fazer a arquitetura. Devemos reconhecer o valor do local e enriquecê-lo com o global, apropriando-nos de todo aquele que nos enriquece como povos e sociedades. A arquitetura protege e comunica, é um feito político, do qual não podemos abstrair-nos. A cidade também é composta por feitos arquitetônicos, com o qual a arquitetura deve pensar desde e para a cidade.

O Prêmio "Oscar Niemeyer" para a Arquitetura Latino-americana será entregue a cada dois anos a uma obra construída. Será concedido um só prêmio, pelo caráter exemplar do mesmo, seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, sua relação com o entorno, com os aspectos sociais culturais e ambientais.

Cortesia de BAQ2016
Cortesia de BAQ2016

O júri, composto pela arquiteta Sara Topelson, o arquiteto Carlos Jimenez, o arquiteto Lauro Cavalcanti e o arquiteto Glauco Campello,  realizou a avaliação de todos os projetos e determinou os vinte selecionados:

Os 20 projetos serão exibidos entre 14 e 18 de novembro de 2016 na XX BAQ 2016, em "La Ideal", Quito.

Cortesia de BAQ2016
Cortesia de BAQ2016
Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Estes são os 20 finalistas do Prêmio 'Oscar Niemeyer' para a arquitetura latino-americana 2016" [Estos son los 20 finalistas del Premio 'Oscar Niemeyer' a la arquitectura latinoamericana 2016] 01 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798488/estes-sao-os-20-finalistas-do-premio-oscar-niemeyer-para-a-arquitetura-latino-americana-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.