Casa Jauretche / Colle-Croce

Casa Jauretche / Colle-Croce - Mais Imagens+ 33

Buenos Aires, Argentina
  • Projeto E Direção: Colle-Croce estudio de arquitectura
  • Colaboradores: Roxana Chapoñan, Fabio Gerrero, Franco Zanotti, Maria Abascal, Lucas Bruno
  • Construção: Correa Construcciones
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Sosa Pinilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada a uma quadra do Parque Centenario, um grande área verde pública, localizado no Centro da cidade de Buenos Aires, onde bairros como Caballito, Almagro e Villa Crespo convergem.

© Federico Kulekdjian

Uma grande multiplicidade de elementos que abraçam o parque completam este cenário metropolitano. Elementos como o Museu de Ciências Naturais, a Escola Uriburu, o campus da Universidade de Buenos Aires (UBA CBC), a Igreja Los Dolores, o Observatório Astronômico, o Instituto Leloir, o Instituto Pasteur, o Instituto M Curie, o Instituto de Ensaios de Materiais, o Hospital Naval e o Hospital Durand.

© Gustavo Sosa Pinilla

Uma grande rede de infraestrutura urbana, como o metrô A e B, as subestações elétricas e as torres de ventilação da rede primária, fortalecem o tecido onde o espaço público funciona como um suporte de contenção social.

© Federico Kulekdjian

A quadra em que se insere o projeto apresenta uma forma geométrica incomum, que faz da casa parte desta estrutura única e heterogênea. Este volume único é composto por casas até 2 e 3 andares, dois edifícios de médio porte e uma igreja.

© Gustavo Sosa Pinilla

A rua possui uma grande quantidade de árvores. Ao aproximar-se da casa do ponto de vista do pedestre, a fachada é sintetizada num plano abstrato permeável.

© Federico Kulekdjian

Já que o local do projeto tem medidas tão limitadas (14.70m x 4.80m), foi proposta uma solução vertical, em que todos os quartos tem a vantagem de ter dimensões maiores.

Diagram

No piso térreo, as dimensões gerais do terreno podem ser reconhecidas e sugerem uma continuidade com a calçada, mas são definidas pela estrutura de metal e por uma faixa translúcida na entrada. O piso térreo funciona como ponto de acesso e apresenta uma flexibilidade para usos múltiplos. Este local é capaz de gerar correntes de ar através do sistema de escadas lineares que conecta todos os níveis.

© Federico Kulekdjian

Dormitórios e banheiros são iluminados e ventilados com ar e luz em abundância.

© Gustavo Sosa Pinilla

No "piano nobile" estão a cozinha e a sala de estar com uma expansão. A casa, em corte, promove a ligação com o terraço e permite uma melhor visão para a rua e uma relação direta com o topo das árvores. A partir do terraço ou da sala de estar é possível perceber o imenso céu da cidade e ver de longe a igreja e o parque.

© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jauretche / Colle-Croce" [Jauretche House / Colle-Croce] 15 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795079/casa-jauretche-colle-croce> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.