Ainda não está pronto para o BIM? Cinco razões por que você pode estar errado

Embarcar com sua empresa na tecnologia BIM pode ser uma missão assustadora, especialmente quando se calcula o investimento de tempo e dinheiro envolvido ao adotar um novo conjunto de softwares e sistema de trabalho. Há, no entanto, paralelos ocultos entre o sistema BIM e outros processos em uma empresa que podem tornar esta mudança menos difícil que ela aparenta. A seguir, cinco pontos que mostram que você pode já estar passando para o BIM, mesmo sem ter consciência disso.

Cortesia de Autodesk

1. BIM funciona quase como seu cérebro

Quando você desenha uma parede, você não pensa nela apenas como um conjunto de linhas, mas como uma parede real; o BIM funciona da mesma maneira. O sistema baseado em objetos usado pelo BIM significa que ele compartilha da mesma ideia que você em relação à tradução do mundo real às representações em duas dimensões. Para saber mais sobre isso, assista a este vídeo.

2. BIM pode contribuir com seus sistemas de comunicação

Houve uma série de melhorias na comunicação das empresas ao longo dos anos. De ramais telefônicos a plataformas como o Google Chat, grupos de Facebook e Slack, a comunicação nos escritórios passou por um longo caminho desde o Rolodex. Qualquer que seja o sistema usado em sua empresa, é muito provável que existam planos de melhorar nesse quesito. O BIM pode muito bem ser considerado parte dessa melhoria -- o engenheiro pode estar a um telefonema de distância, mas o compartilhamento de informações e alterações permitido por um modelo colaborativa é instantâneo e mais preciso.

OHSU/PSU/OSU Collaborative Life Sciences Building por SERA Architects e CO Architects. Imagem © SERA Architects

3. Você já está fazendo os investimentos necessários

Investir tempo e dinheiro é algo inevitável quando se planeja adotar um novo sistema. Mas de pequenas mudanças, como implementar novos sistemas operacionais, a grandes passos, como alugar um novo espaço, investir com inteligência é essencial para o crescimento de qualquer companhia. A mudança para o BIM envolve, frequentemente, três aspectos: novos equipamentos, novos softwares e treinamento da equipe, e para a maioria das empresas, um ou mais destes já é algo prioritário. Então, é possível realizar estes investimentos tendo o BIM em mente. Saiba mais sobre isso, aqui.

4. Os clientes estão prontos para o BIM

Na arquitetura, coisas que em dado momento parecem novidade, relativamente úteis mas, em última instância, desnecessárias em seu escritório logo se tornam ferramentas indispensáveis; e em poucas situações isso é mais verdadeiro que nas situações em que se tem que comunicar com os clientes. Oferecer aos clientes imagens precisas de modelos 3D e faz com eles compreendam mais facilmente o projeto, então, nesse sentido, eles já estão prontos para o BIM, mesmo que você não tenha percebido isso ainda.

Cortesia de Autodesk

5. Alguém está fazendo o trabalho chato

Seja você mesmo ou outra pessoa, ou mesmo um grupo de pessoas, dependendo do projeto, há alguém no seu escritório fazendo o trabalho chato -- mudando as anotações, checando as escalas, atualizando o número de pranchas, cotando os desenhos. E é quase certo que eles estão ansiosos em passar estas tarefas tediosas para outra pessoa -- ou para o BIM. Pergunte a seus colegas de trabalho, alguém com certeza está ávido para fazer a mudança para o BIM.

Faça o download do Definitive Guide to Growing your Architecture Firm with BIM para saber mas como fazer a transição para o BIM.

Este artigo é patrocinado pela Autodesk.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Ainda não está pronto para o BIM? Cinco razões por que você pode estar errado" [Not Ready for BIM? Here are 5 Reasons You May Be Wrong] 01 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798278/ainda-nao-esta-pronto-para-o-bim-cinco-razoes-por-que-voce-pode-estar-errado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.