5 Iniciativas que mostram a ascensão da arquitetura open source

Na arquitetura, talvez a mudança mais marcante do século XX foi o repensamento radical do fornecimento de habitação que trouxe, movido por uma explosão populacional e pela devastação de duas guerras mundiais. Claro, a revalorização do desenho e construção de habitação do Modernismo foi uma parte desta trajetória, mas mesmo o Modernismo foi sustentado por um processo tradicional, que precisava de clientes, projetistas e empreiteiros. Entre estratégias mais radicais estão um pequeno número de empreendimentos alternativos, como as casas encomendadas pelo correio nos EUA e os projetos de casas DIY (sigla para Do It Yourself, algo como faça você mesmo) de Walter Segal no Reino Unido. Estas iniciativas procuram virar o processo tradicional de construção de cabeça para baixo, capacitando as pessoas a construírem suas próprias casas, proporcionando materiais e projetos o mais barato possível.

No século XXI, o espírito destes movimentos marginais está vivo e passa bem, mas os parâmetros mudaram um pouco: com o aumento do individualismo, e novas tecnologias provocando o "movimento do criador," o foco mudou de dar às pessoas os materiais para construir um projeto fixo para melhorar o acesso à propriedade intelectual, permitindo que mais pessoas aproveitem destes projetos baratos e efetivos. A década passada presenciou uma série de iniciativas destinadas a difundir projetos de arquitetura open source (código aberto) - continue a seguir para saber mais sobre cinco deles.

ELEMENTAL Disponibiliza Projetos de Habitação Social em Domínio Público 

Os quatro projetos que ELEMENTAL disponibilizou ao público em 2016

Quando recebeu o Prêmio Pritzker no começo deste ano, Alejandro Aravena foi louvado pelo júri por seu papel na construção de 2,500 unidades de habitação social. No entanto, para Aravena, este número claramente não foi suficiente para resolver a crise mundial por habitação, e quis usar a plataforma da cerimônia de premiação para anunciar que seu escritório ELEMENTAL estava disponibilizando quatro de seus projetos assinados ao público através de seu website, permitindo que as pessoas usassem e adaptassem suas ideias para outros contextos em todo o mundo. Este movimento sem precedentes para um premiado pelo Pritzker sem dúvida elevou o perfil da arquitetura de código aberto.

Rede de Arquitetura Aberta de Cameron Sinclair

Projeto para uma sala de aula portátil e sustentável originalmente compartilhada no Open Architecture Network. Imagem © Drexel University Design Charrette via Wikimedia licensed under CC BY 3.0

Após ter recebido o prestigioso Prêmio TED Prize em 2006, Cameron Sinclair, famoso por Architecture for Humanity teve a sorte de realizar seu desejo de uma rede online para arquitetura humanitária, onde aqueles envolvidos em trazer a arquitetura às comunidades menos favorecidas do mundo poderiam compartilhar seu trabalho, estratégias e projetos. A iniciativa foi a primeira grande tentativa em trazer os princípios de código aberto ao projeto arquitetônico, e enquanto a ideia infelizmente não ganhou o impulso necessário para se sustentar depois que Sinclair investiu em outras ideias - o site agora está extinto - a iniciativa foi sem dúvida, um enorme passo para a frente na arquitetura de open source que inspirou muitas pessoas a seguir os passos de Sinclair.

WikiHouse

Uma casa de dois pavimentos de WikiHouse construída em 2014 para London Design Festival. Imagem © Margaux Carron www.margauxcarron.com

O conceito por trás de WikiHouse vai a fundo nas vantagens recentes feitas na manufatura digital. Utilizando sistemas de construção que requerem apenas uma máquina CNC e tábuas de madeira, como OSB ou MLC, edifícios podem ser construídos por qualquer pessoa. Com este sistema de construção, WikiHouse é um site onde usuários podem compartilhar e adaptar seus projetos para uma variedade de propósitos. Desde que foi fundado, o conceito da WikiHouse foi expandido, com o co-fundador Alistair Parvin explicando em uma TED Talk como o conceito poderia se tornar uma "Wikipedia para as coisas", oferecendo projetos para tudo desde soluções de energia até um martelo de madeira para construir estruturas do WikiHouse.

Paperhouses

Projeto de Tatiana Bilbao S.C. para Paperhouses, The Module House. Imagem Cortesia de Paperhouses

Enquanto muitos desenvolvimentos na arquitetura open source tem focado em projetos para pessoas com a menor renda do espectro econômico, Paperhouses foca em uma missão levemente diferente. Centrado em seu objetivo de trazer projetos de padrão internacional para pessoas de classe média que provavelmente acabariam com casas medíocres. Em resultados que surpreenderiam a muitos, Paperhouse encontrou um grande número de arquitetos reconhecidos mundialmente dispostos a disponibilizar seu trabalho através da plataforma; como disse a fundadora Joana Pacheco, enquanto alguns arquitetos consideram seus projetos como obras de artes irreproduzíveis, existem muitos outros que "abraçaram esta ideia da participação de pessoas, de uma colaboração entre usuário e arquiteto que possa trazer resultados diferentes e interessantes."

Bricksource

Fachada de Tijolos de padronagem parametrizada de Sstudiomm, que inspirou sua iniciativa de open source. Imagem Cortesia de Sstudiomm

O maior sinal da ascensão de arquitetura de código aberto não será um pequeno número de programas de alto nível, mas uma onda de centenas e talvez até milhares de operações de base, de arquitetos compartilhando seu trabalho simplesmente para o benefício da humanidade. Este é o caso do Sstudiomm. Depois de projetar uma maneira 'low-tech' de construir uma fachada de tijolos de padrão parametrizado no Irã, eles finalmente divulgaram os templates que usaram para criar esta fachada ao público. Agora, reconhecendo que seu processo paramétrico simples poderia ser utilizado para criar toda sorte de padrões, divulgaram detalhes do processo de desenho e fundaram o blog Bricksource, onde esperam que outros projetistas com aspirações diferentes irão compartilhar variações de seu projeto original. Anunciado sem alarde de uma cerimônia de premiação de um Pritzker ou uma TED Talk, essa abordagem mais discreta em compartilhar suas ideias de projeto pode ser onde está o futuro da arquitetura de open source.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "5 Iniciativas que mostram a ascensão da arquitetura open source" [5 Initiatives That Show the Rise of Open Source Architecture] 22 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797398/5-iniciativas-que-mostram-a-ascensao-da-arquitetura-open-source> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.